Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Cenas de supermercado

por O ultimo fecha a porta, em 16.06.16

6f1fb1ab034cd81ba78baeeb8b3e743c.jpgEstava no fila de caixa do supermercado, quando o cliente à minha frente ia começar a ser atendido. A operadora, porém, não começa a registar porque estava com a caixa cheio de dinheiro e computador bloqueia. Para desbloquear, é necessário ser a gerente a fazê-lo com o seu cartão.

A rapariga chama a "Dona S." à caixa. Porém ela não vem, já estavam uma série de pessoas à espera e a operadora a desesperar. Mudei de caixa e a Dona S. continuou sem aparecer. Fui atendido e teve que se passar as compras do cliente para outra caixa porque a Dona S. não aparecia para desbloquear. Paguei, fui-me embora e caixa continuava bloqueada.

 

Duas notas:

- Porquê tratar o superior por "Dona S." e não por "S."

Que mentalidade portuguesa pequenina. Para haver respeito pelas hierarquias, é preciso tratar por "Dona S."? Não são todos colegas?

Ela pode exigir que a tratam por Dona S. e não apenas por S., mas esta formalidade pode não trazer competência.

 

- Como pode um supermercado de uma empresa cotada em bolsa e que fatura milhões, parar porque a caixa está cheia de dinheiro?

Acho que tem de haver procedimentos e controlos, mas os clientes não podem ficar à espera e a desesperar porque a gerente de loja está sabe-se lá aonde.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 19:47


5 comentários

Sem imagem de perfil

De Carlos a 18.06.2016 às 16:20

Verdade...
Perde-se muito tempo quando precisam da supervisora e afins para desbloquear uma situação! Às vezes digo para mim mesmo, tenho uma queda para escolher as caixas, é que a cada passo fico "apeado" tempos infinitos à espera que as situações se resolvam.
Bom fim-de-semana.
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 18.06.2016 às 16:26

Perde-se mais tempo à espera nas filas do que a fazer as compras. Geralmente costumo ir depois de jantar. Está menos gente, mas há menos variedade. Esta cena passou-se em plena hora de ponta (19h).

Bom fim de semana, Carlos
Imagem de perfil

De ó menina a 18.06.2016 às 16:49

Na caso não me parece que seja por questão de hierarquia que isso acontece. Já estive em muitos supermercados em que se tratavam os superiores sem 'dona'. Na minha empresa todos se tratam pelo nome. Mas, acho que continua a ser uma questão de estatuto. Por exemplo, entendo a hierarquia e o necessário tratamento diferenciado entre aluno e professor mas acho que o professor devia ser tratado apenas por senhor ex. Senhor Marcelo Sousa, sem o professor e sem exibir os sobrenomes todos ( estatuto profissional e familiar) não compreendo que os professores sejam tratados pelos pais dos alunos por Senhor Professor, os próprios professores deviam nas reuniões explicar isso, em locais mais pequenos onde as pessoas já se sentem pequenas condená-las a essa distinção é ridículo. Acho que mais do que nas empresas essa distinção é muito espelho das instituições: escolas, repartições públicas, autarquias, bancos, e os campeões políticos.
Para mim, Doutores só no hospital...
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 18.06.2016 às 17:23

Em Portugal, acho que ainda há muito o doutor ou o engenheiro. Quando me tratam por Dr. peço logo para me tratarem pelo nome próprio, pois somos todos colegas. Não serei mais, nem menos por me tratarem por Dr.
Só nos hospitais é que tb trato o médico por dr.
Imagem de perfil

De A-lupa-de-alguem a 19.06.2016 às 07:53

Eu tratava a minha chefe por você, apesar de ela ser mais nova que eu. Fazia-o por respeito. Mas agora q mudei de chefe, e que a nova chefe já foi minha colega, e sempre a tratei por tu, continuo a tratar por tu. Ambas sempre foram muito corretas comigo, e são demasiado novas pra çhes chamar de "dona".
Agora a espera, é sempre aborrecida para o cliente, eu entendo e lamento q aconteça. Eu fico toda stressada qd sinto as pessoas em espera e só quero é desbloquear a situação.

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D

Blogs Portugal