Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



O mundo do trabalho é perfeito e eu não sabia

por O ultimo fecha a porta, em 27.02.17

HATw.jpg

 Enquanto que hoje só se fala momento Humberto Bernardo no Óscares, vou falar de coisas mais sérias. Apareceu-me uma notícia "PATROCINADA" no Facebook.

 

A notícia chama-se " Como é trabalhar nas melhores empresas em Portugal?" Cativou a minha atenção.

 

O site escolheu as duas melhores empresas para trabalhar em Portugal eleitas por uma revista. Reparei que não há nenhuma crítica nem ponto de melhoria apontado aos Recursos Humanos daquelas duas multinacionais (Robinson, já viste que maravilha?). As declarações parecem escolhidas a dedo e expõem o melhor do mundo empresarial. Ora, será só o meu mundo que não é perfeito?  

 

Esta análise crítica fez-me reflectir sobre a dificuldade que uma empresa com má reputação pode ter em atrair talento. Uma empresa sem recursos talentosos, críticos e criativos não vai a lado nenhum.

 

Na área em que trabalho, há uma short list de departamentos em empresas que é a "evitar" (pelo menos no Norte). São empresas muito reputadas a nível nacional, mas a experiência de colegas anteriores é muito negativa, registando uma rotação assinalável, mesmo com um pacote salarial razoável.

Dizia-me uma amiga minha que, num desses departamentos críticos, no último ano passaram cinco pessoas altamente qualificadas em três postos e que não estavam a conseguir contratar, mesmo pagando acima da média. A razão é simples: os defeitos começam a ser falados em jantares e no passa a palavra. Quando se muda, quer-se mudar para melhor e não para pior. A imagem reputacional começa a ser extremamente importante.

 

Acho que não, sendo o conteúdo patrocinado no Facebook, a minha dúvida está praticamente desfeita. Já posso ir para o Carnaval. 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 21:07


24 comentários

Imagem de perfil

De HD a 27.02.2017 às 21:57

Nesses anúncios tudo é perfeito, digno de uma empresa cor de rosa :D
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 01.03.2017 às 23:41

Tão cor de rosa que nem parece real :)
Imagem de perfil

De cheia a 28.02.2017 às 10:21

O marketing vende de tudo!
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 01.03.2017 às 23:31

Mesmo. Fiquei incomodado com o "patrocínio" :/
Imagem de perfil

De Chic'Ana a 28.02.2017 às 10:56

O marketing é uma máquina poderosa...
Beijinhos
Sem imagem de perfil

De Cláudia a 28.02.2017 às 14:37

Não acredito de todo em empresas perfeitas.
Alguma coisa têm de ter mau... vê lá que nem com salários mais altos puxam pessoas... =/

Beijocas
Imagem de perfil

De A Neta da Luísa a 28.02.2017 às 16:54

Continuo a achar que o passa a palavra é a melhor publicidade que há... Tanto para o lado positivo como para o negativo! :/
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 01.03.2017 às 23:24

Aí joga a reputação. Uma má reputação nos meios errados, é meio caminho andado para uma empresa não conseguir captar talento.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 28.02.2017 às 19:05

O mundo das organizações empresariais não é perfeito! E quem pensar ou apregoar o contrário não deve passar muito tempo a trabalhar. Há coisas boas, há coisas más, há organizações melhores e organizações piores. A partir daí é um mundo… eu já recusei trabalhar com empresas (todas elas portuguesas) porque não me identifiquei minimamente com a visão e missão das mesmas. Para mim, estar numa organização é para estar a 100%. Em Portugal, o mundo dos Recursos Humanos também é pequeno, são sempre os mesmos e (não fui eu que disse, mas um eslovaco, um checo, dois alemães, um americano e uns quantos portugueses) péssimos profissionais (segundo os mesmos, ou são tecnicamente fracos ou juntam a isso uma fraca formação humana, no entanto são unânimes em afirmar que são óptimos a vender a sua pessoa). Ainda é tabu falar destes temas com abertura e, sinceramente, é um erro enorme.
Cada organização tenta fazer o melhor para caçar talentos obviamente, e acredito que, se a postura que se pode ver em alguns países existisse cá, este tema, ou era debatido ou muitas organizações ficariam sem colaboradores.
Em relação aos colaboradores, desenganem-se se pensam que existe a organização perfeita, pois no mundo, seja em que área for, poucos sistemas o são.
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 01.03.2017 às 23:21

É mesmo. Achei curioso este marketing para passar uma imagem perfeita e quiçá ajudar captar talento. Acho que mais cedo ou mais tarde as nossas organizações vão acordar para esse problema. Não basta só um cheque chorudo para atrair um bom profissional porque ninguém vai querer mudar para pior devido à má reputação gerada no mercado de trabalho. No fim do dia, o trabalho pode aparecer feito, mas a qualidade é cada vez mais importante.

Como dizes, por muito que tentem patrocinar o contrário não há empresas perfeitas, há umas melhores, outras piores. Mesmo dentro da mesma empresa, há departamentos muito díspares em termos de condições e chefias.

Percebo a tua crítica aos "recursos humanos" empresariais, pois muitas administrações e patrões vêm esse departamento como: os processadores salariais, os controladores das faltas (para saber quem é preguiçoso absentista ou quem amada sempre a chegar atrasado), ou então o tipo que faz entrevistas. Descura-se todo o outro lado "b".
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 02.03.2017 às 10:00

É tudo uma questão de visão. O oferta de emprego, sobretudo em países como Portugal, vai continuar inferior à procura e isso tem sempre consequências boas e más. Associado a isto, num país como o nosso, onde a aparência é deveras importante, as pessoas estarão dispostas a tudo para ter um salário ao fim do mês, mesmo que não gostem do trabalho. Aí, cabe às organizações empresariais filtrarem essas pessoas ou até acolher as mesmas, depende muito do que a organização pretende.
Em relação aos RH, a minha critica, que espero construtiva ainda vai mais longe… penso que é a própria área que se desvaloriza a si própria e carece de bons profissionais.
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 05.03.2017 às 11:59

Algumas empresas podem-se dar ao luxo de fazer essa triagem, mas acho que a imagem é importante para ambos os lados. Uma empresa com má reputação, não consegue atrair o (bom) talento e arrisca-se a ficar com que aparecer. E aí entra a gestão de risco de quem quer mudar. Por exemplo uma pessoa que queria trocar de emprego, vai arriscar deixar um seguro (ainda que insatisfeito), por uma empresa em PER ou com rotação elevada de quem se ouve dizer que tem mau ambiente? Só em desespero o faz.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 05.03.2017 às 14:43

Aí já tocas noutro ponto, a questão da rotatividade, ou "turnover" para usar um termo mais "corporate made in US". Sim, as elevadas taxas de "turnover" são um problema, mas mais que isso é o bem-estar e o trabalho. Li recentemente, um artigo interessante, que falava da importância (muitas vezes ignorada) de conhecer o "manager" a quem se vai reportar… isso mais importante que salários e outras coisas mais.
Imagem de perfil

De Marta Elle a 28.02.2017 às 20:08

As pessoas/empresas muitas vezes têm comportamentos incorretos porque estão na mó de cima, mas esquecem-se que isso pode mudar de um momento para o outro. Então se começam a ter má fama...
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 01.03.2017 às 23:14

É mesmo isso ... a consequência direta da má reputação é a dificuldade em captar talento. Só o cheque não resolve tudo!
Imagem de perfil

De Psicogata a 01.03.2017 às 09:27

Já há empresas com dificuldade em contratar e a tendência é que isso aumente porque com as redes sociais, blogs e até sites de queixas é muito fácil passar a palavra.
O que é bom porque a entidade patronal tem muito a desculpa que contratam outra pessoa, mas às vezes não é bem assim.
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 01.03.2017 às 23:09

Não tenhas dúvidas disso. Uma empresa pode ter uma excelente quota de mercado e derivado desse mau feedback e pacotes salariais atrativos, ter dificuldade em atrair talento.
Para se penitenciar, pode sempre patrocinar "reportagens" sobre as maravilhas da sua instituição. Mas atenção, só maravilhas porque críticas já sai fora do contrato :)
Imagem de perfil

De Psicogata a 02.03.2017 às 09:34

E acham que as pessoas caem nessa? Pois, só que não.
Imagem de perfil

De Ladys a 01.03.2017 às 12:20

Nem pelo ordenado vão lá? deve ter uma reputação mesmo negativa. Marina
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 01.03.2017 às 22:55

Por vezes, o dinheiro não é tudo e as pessoas ao saber o feedback de outras, preferem estar onde estão. O diferencial salarial não compensa o que de mau se ouve falar desses sítios.
Imagem de perfil

De A rapariga do autocarro a 01.03.2017 às 15:47

Não há nada como ser funcionário público, computadores népia, local de trabalho chove, material de escritório leva de casa, horas para entrar, sim, para sair...tá de chuva...só pontos positivos!!!
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 01.03.2017 às 22:57

No ranking das melhores empresas para trabalhar, com direito a reportagem "patrocinada" não consta nenhum serviço público. Dá que pensar ...

Mas chover no local de trabalho é mto mau ...

Comentar post


Pág. 1/2



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D

Blogs Portugal