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A CP que parou no tempo

04.01.25

cartão siga.PNG

Estamos em 2025, mas CP parece estar em 1995...

Na semana passada precisei de ir ao Porto e queria ir de comboio.

Procurei comprar o bilhete de ida e volta com antecedência, tendo inclusive um cartão SIGA na carteira.

 

Pois bem, fui ao site e não é possível comprar bilhetes para comboios urbanos. 

Fui à app, também não é possível comprar bilhetes para comboios urbanos.

Desloquei-me à estação e na caixa automática mais próxima da entrada, havia um erro no ecrã. Ou seja, a caixa estava inutilizável.

(Será que não conseguem monitorizar à distância os erros das máquinas e resolve-los remotamente como acontece na maioria das empresas?)

 

Fui à segunda caixa da estação do outro lado da linha e, surpresa, o cartão SIGA estava fora da validade. Pelos vistos e absurdamente só tem um ano de validade. Tive de comprar um cartão novo. Fiquei chateado não pelos 0.50 Euros mas pelo desperdício e inutilidade de comprar um cartão novo quando já tinha um e de a CP ainda obrigar a cartões físicos para viagens.

 

Pior ainda, nem existe a possibilidade de pedir contribuinte na máquina de venda automática - tem de se pedir por um site depois da viagem! Vá lá que deu para pagar com Multibanco....

 

Será que não há uns Euros para permitir um consultor configurar bilhetes electrónicos em comboios urbanos?

Estamos em 2025!

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publicado às 18:16


28 comentários

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De Andy Bloig a 04.01.2025 às 19:05

Apps, NUNCA!!!
Experimentei, na Fertagus, perdi meia hora, pois o sistema é eficaz, a cobrar mas, como havia um problema qualquer, a máquina, do revisor, deu que não tinha passado, nos torniquetes e que ia ter de pagar 1400 euros, de multa. Só depois de já terem a multa passada, é que lá me levaram ao balcão, dei o número do telemóvel e... surpresa das surpresas, afinal tinha pago, os 2,75 euros, 4 minutos antes do comboio partir.
App nunca mais. Meu querido cartão físico. Mesmo caso se a bateria vai abaixo, revisor aparece, telemóvel não trabalha e lá se leva multa, para gastar dinheiro, em advogados, até validarem que, afinal, o bilhete foi pago.

Os comboios urbanos e suburbanos, precisam de bilhete antecipado? Aqui, em Lisboa, não é preciso. Pode ser comprado, quando se chega, à estação, quer seja nas máquinas ou no balcão. Há o mesmo problema, de precisar do cartão, que dura 365 dias (muitas máquinas nem dizem qual é o prazo, só quando acaba, bloqueia, não deixa ver valores nem o que está lá registado).
Intercidades e pendular é que é preciso comprar, em avanço, fica mais barato e não arrisca chegar à estação e não haver bilhetes, disponíveis. (Pode é haver as greves, relâmpago, que suprimem comboios e fazer a troca, só ao balcão, com o resto dos 5000 passageiros, dos outros comboios todos.)
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De O ultimo fecha a porta a 04.01.2025 às 22:14

É verdade que tem a desvantagem da bateria, da luminosidade, etc, mas em pleno 2025 deveria haver pelo menos essa opção. Mas não há.
Nos urbanos do Porto, é possível comprar na hora mas quis comprar com antecedência para evitar stress.
Pelos vistos em Lisboa é outro atraso de vida em termos de tecnologia e facilitar a vida ao cliente.
PS: É bom ter-te de volta. Bom ano, Andy!
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De Sofia a 04.01.2025 às 19:31

Último, lamento informar, mas andas distraído! Aqui, o cartão Viva, é igual. Se voltares, a comprar, escreve a data mo cartão.
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De O ultimo fecha a porta a 04.01.2025 às 22:18

Já vi no comentário anterior que não é só no Porto. Infelizmente é noutras zonas do país. Um atraso de vida de uma empresa pública que parou no tempo e o cliente é quem sai prejudicado.
A máquina avisa que está esgotado e obriga a comprar um novo. Um desperdício porque estando em bom estado porque não deixar o cliente usar?
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De Sofia a 05.01.2025 às 10:46

Então, como o estado, e a CP, iam ganhar dinheiro?!
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De O ultimo fecha a porta a 05.01.2025 às 18:35

E ganham dinheiro aí porque obrigam os turistas e não turistas a comprá-los
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De Sofia a 05.01.2025 às 18:38

Claro! O capitalismo, é que dita as regras!
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De O ultimo fecha a porta a 05.01.2025 às 18:41

Não sei se é o capitalismo ou o oposto: a resistência à mudança, o medo da simplificação e da eficiência. Uma empresa com 17 sindicatos que parou no tempo e só dificulta a vida ao utente obrigando-o a pagar custos inúteis e a perder tempo
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De Sofia a 05.01.2025 às 18:43

Último, objectivo de 2025, deixar de ser ingénuo!
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De Maria Araújo a 06.01.2025 às 11:44

Eu faço isso.
Escrevo a data de compra do cartão, quer seja no do metro de Lisboa, quer seja na CP.
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De Maria Araújo a 04.01.2025 às 19:54

No fim de semana antes do Natal, fui ao Porto.
Iamos fazer a viagem de comboio, a vapor, do Natal entre São Bento e Ermesinde.
Compraram-se os bilhetes online.
Entretanto, para viajarmos para o Porto tivemos de comprar as viagens.
O meu cartão também estava fora da validade, acabara em Novembro, tive de comprar outro.
A minha sobrinha não pediu cartão, pagou apenas o bilhete.
No regresso, em Ermesinde, soubemos que as viagens de Braga para o Porto e vice-versa, estavam incluídas no preço do bilhete ( custou 11 euros, e a criança não pagou menos).
Eu pedi duas viagens, mas também costumo ir ao Porto de comboio, não me fez diferença, fiquei com uma viagem.
Para que não aconteça o que aqui relatou, vou sempre carregar o meu bilhete ao balcão.
A CP não acompanhou nada a evolução, e o comboio é dos melhores meios de transporte para viajar.
Pelo menos para mim



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De O ultimo fecha a porta a 04.01.2025 às 22:20

Penso que nas máquinas não dão a opção de comprar apenas o bilhete. temos que pagar obrigatoriamente o cartão se não tivermos nenhum ativo. Pelo menos na máquina onde fui, não deu opção.
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De Anónimo a 04.01.2025 às 22:54

A minha sobrinha comprou bilhete ao balcão,e pediu em papel
Mas vou perguntar.
Estarei a fazer confusão?
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De cheia a 04.01.2025 às 20:07

É assim, que querem atrair as pessoas para utilizarem a ferrovia, para tirarem os carros das estradas e cumprirem as metas da descarbonização?

Acabem com os cartões físicos, porque não serão os 50 cêntimos, por cliente, que salvarão a empresa.
Bom fim-de-semana.
Um abraço.

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De O ultimo fecha a porta a 04.01.2025 às 22:22

é um custo sem razão de ser e que poderia ser evitado pelo utente, independentemente do montante.
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De Tintinaine a 05.01.2025 às 10:10

Ainda bem que eu não preciso, nem gosto, de utilizar o comboio. E poderia fazê-lo sem grande custo, até tenho cartão de antigo combatente e tudo!
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De O ultimo fecha a porta a 05.01.2025 às 18:36

Eu gosto de andar de comboio, mas as burocracias complicam (já para não falar de greves).
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De Vagueando a 05.01.2025 às 11:38

A CP não só parou no tempo, como em quase todo o tempo está parada.Essa da validade do cartão ser de um ano é uma boa forma de extorquir dinheiro.
Londres tem um cartão (Oyster) , sem foto, sem validade, que se compra uma vez e que é válido enquanto se quiser. Tenho um que usei durante mais de 15 anos em que me deslocava à cidade todos os anos e ainda tem a particularidade de o poder registar no site, para consultar o saldo e para o bloquear em caso de perda e neste caso transferir o saldo para um cartão novo.
Voltando à CP, após a validade do cartão expirar, se o cartão tiver saldo,em muitas bilheteiras não lhe conseguem trasnferir o saldo para um cartão novo.
Votos de Bom Ano.
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De O ultimo fecha a porta a 05.01.2025 às 18:39

Gostei da primeira frase que é bem verdadeira. Aqui há uns meses, foi o próprio funcionário da bilheteira a aconselhar uma amiga minha a levar carro porque não se fosse da greve, eram as obras que poriam em causa o cumprimento do horário do comboio.
Tudo errado neste processo...
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De João Eating the World! a 05.01.2025 às 12:53

E eu que fiquei 5 minutos a olhar para a imagem do teu post a tentar perceber porque é que raio tinhas um cartão que se chama Siga em vez de Viva?
A única coisa boa aqui em Lisboa é o facto do metro já permitir pagamento com contactless, por isso nunca mais gastarei 50 cêntimos no cartãozinho que caduca após um ano, e que muitas vezes uso apenas uma ou duas vezes [:<]
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De O ultimo fecha a porta a 05.01.2025 às 18:39

Outra questão pertinente: porque é no Porto é um e em Lisboa é outro. Um único não serviria?
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De Sofia a 05.01.2025 às 18:39

João, lá o passe, chama-se" Andante'.
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De Francisco Carita Mata a 05.01.2025 às 17:46

Gostei de ler o artigo e os comentários, embora não tenha percebido tudo muito bem. Não utilizo muito comboio, mas gosto muito de viajar de comboio. Gosto muito de andar na Fertagus.
Nos anos 70 e 80 andei muito de comboios. Vivenciei a "degradação" na CP, principalmente na década de 80. (Por razões múltiplas e diversas, sobre que tenho escrito nos blogues.)
Mas tenho saudades das viagens nos comboios, nomeadamente de quando era possível ir, por ex., a Madrid e a Paris, diretamente, sem mudar de comboios!
Feliz 2025!
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De O ultimo fecha a porta a 05.01.2025 às 18:40

Bom ano amigo Francisco!
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De Maria Araújo a 06.01.2025 às 11:47

Era o ideal.
Haver comboios entre Lisboa e ou Porto até Madrid ou Paris.
A CP falha muito.
Comboios atrasados, como o Alfa, e comum.
A CP tem de se modernizar.
Há muitas pessoas a preferirem o comboio.
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De Pedro Coimbra a 06.01.2025 às 02:21

E se eu gosto de viajar de comboio.
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De Cláudia a 06.01.2025 às 12:29

Já não ando de comboio aos anos, mas é verdade, é inútil passar a vida a comprar esses cartões que também se estragam super facilmente.

Boa semana :)

P.S: Sim, os enjoos podem ir até ao final da gravidez. Eu estou de 4 meses... Adorava melhorar :/

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