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A moda das ciclovias

27.09.20

Hoje vou falar de 3 casos de ciclovias e como elas podem ser vistas.

ciclovia.jpg

Será sobre 3 cidades diferentes, de 3 cores políticas diferentes e não sou eleitor em nenhuma delas.

Ponto prévio: não sou urbanistas, nem arquiteto, mas procuro ver as coisas com bom senso.

 

Sou um defensor de ciclovias e equipamentos públicos que propiciem uma vida mais saudável, ativa e ecológica. Já o manifestei várias vezes e procuro fazer por isso.

 

Lisboa

Presidida pelo PS.

O caso que menos conheço, mas foi onde morreu uma jovem de 16 anos ao circular na ciclovia cumprindo todos os requisitos de segurança (avançou no sinal verde do semáforo). Deu-se pouca importância ao caso porque é o que convém.

Dá para refletir sobre até que ponto há a prevenção e informação necessária, bem como a localização das ciclovias. Será que colocá-las nas ruas mais movimentadas das cidades é a mais segura?

 

Porto

Presidida por um independente

Na 6ªf precisei de passar pela Rotunda da Boavista. Ao sair para o Bom Sucesso, surge do nada linhas contínuas e logo a seguir ao desvio e "camuflados" pelo trânsito uns pinos a marcar o começo de uma ciclovia. Andam-se uns 300 metros e acaba a ciclovia.

Como condutor, além da confusão ao sair da rotunda de várias faixas, esse bloqueio dá origem a acidentes, buzinadelas e insegurança.  

Fiquei sem perceber a necessidade de colocar ali aquela faixa amarela sem ligação a lado nenhum. Parece uma ciclovia plantada do nada numa rua movimentada em que a segurança antes e depois não é assegurada apenas para constar nos boletins municipais.

Quem conhece a zona, sabe que na rua por trás da rotunda junto ao cemitério de Agramonte é muito mais tranquila e "ciclável".

 

Espinho 

Presidida pelo PSD

Para fazer a obra de "regime" e inaugurá-la a tempo das eleições autárquicas, a Câmara decidiu abater todas as árvores da Rua 19, o já chamado "arbocídio" em nome de uma ciclovia. A notícia do Público é desgastante:  "árvores colidem com ciclovia e Câmada manda arrancá-las".

Em 2020, isto aconteceu - ver aqui.  Levou-me refletir: se queremos cidades mais verdes, qual o custo em termos de segurança, localização e sacrifícios que é preciso fazer para ter as ciclovias?

Até que ponto a sua localização é exequível para as pessoas circularem em segurança? Até que ponto faz sentido "plantar" no meio da cidade e do caos do trânsito ciclovias de poucos metros? Já morreu pelo menos uma pessoa? Em Espinho, custou a vida a dezenas de árvores saudáveis.

Até que ponto uma fita para cortar em véspera de eleições prevalece sobre o bom senso.

 

No Facebook, vi esta foto tirada esta manhã:

espinho.jpg

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publicado às 21:29


28 comentários

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De cheia a 27.09.2020 às 21:41

O problema é esse! Fazer obras à pressa, para cortar fitas.

Boa semana
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De Isa Nascimento a 27.09.2020 às 22:59

Política e bom senso não costumam andar de mãos dadas, infelizmente...
Este tema é muito pertinente. Vivo em Lisboa e há vários locais em que foram "plantadas" ciclovias que não só não são seguras para os ciclistas (um familiar meu já foi abalroado por um veículo de carga que invadiu a ciclovia para estacionar...), como ainda tornam o trânsito ainda mais difícil...
Mas essa de abater árvores para construir uma ciclovia muito mau
Uma publicação que faz um alerta muito importante!
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De O ultimo fecha a porta a 01.10.2020 às 22:01

A segurança não está assegurada e quando assim é, parece que é só para a imagem e para o concurso de cidade verde e sustentável...
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De Pedro Coimbra a 28.09.2020 às 04:48

Abater árvores para construir ciclovias?
Cortar o dedo por causa de uma unha encravada???
Aquele abraço, boa semana
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De Cecília a 28.09.2020 às 11:13

Espinho perdeu o senso!

obras por todo o lado a um tempo só e agora esta de cortar as árvores - vi uma a cair mesmo em frente aos meus olhos, no dia em que o arbocídio começou, e nem queria acreditar!
ainda para mais uma rua como a 19! sem árvores, fica uma desolação terrível. só cimento e ciclovia.
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De Robinson Kanes a 28.09.2020 às 13:46

O importante para se ser eco é andar de bicla! As arvóres são acessórios da paisagem, não percebe mesmo nada.
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De Robinson Kanes a 28.09.2020 às 13:47

"arvóres" é lindo... leia-sa "árvores".
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De Cecília a 28.09.2020 às 15:30

às tantas eram arvóres e por isso cortaram-nas...
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De Robinson Kanes a 28.09.2020 às 15:54

ahahahahahahah
Eco e zeladores da língua portuguesa! Abaixo todas as "arvóres", deve ter sido por isso que o Pinhal de Leiria foi de "vela" :-)
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De O ultimo fecha a porta a 28.09.2020 às 23:31

Acrescentaria a ciclovia da rua 23 que não é mais que uma banda amarela no chão e que serve de estacionamento para carros. Não são multados e quem quiser andar de bicicleta não pode.
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De Cecília a 28.09.2020 às 14:20

e cada vez perceberei menos... já ando a pensar comprar um burro - além de eco (suponho) tb é trend...
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De Robinson Kanes a 28.09.2020 às 15:22

Em termos de piadas com burros, muito haveria a dizer, mas hoje já meti a cabeça a prémio o quanto baste ahahahaahahah
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De Cecília a 28.09.2020 às 15:29

já li por alto que sim... :) voltarei à leitura com mais tempo.
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De Beatriz Costa a 28.09.2020 às 11:20

O que importa é o voto… Triste sociedade.. Se parassem para pensar é que era…
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De O ultimo fecha a porta a 01.10.2020 às 22:08

mesmo com a população e a cidade contra, acham-se cheios razão. Arrogãncia.
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De Magui Ferreira a 28.09.2020 às 14:14

Para o ano vamos ter eleições autárquicas, há que reflectir e apostar na mudança.
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De O ultimo fecha a porta a 30.09.2020 às 23:30

e ter umas fitas para cortar ...
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De João Silva a 28.09.2020 às 15:43

Absolutamente deplorável. Pois, de facto, o princípio devia ser a lógica, mas nós optos pelo "para inglês ver". Não é onde é útil, é onde pode ser visto. Enfim. Tretas, como dizia o outro.
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De O ultimo fecha a porta a 30.09.2020 às 23:21

inglês ver e fitas para cortar daqui a uns meses em vésperas de eleições. Com azar ainda é batizada com o nome do presidente da câmara mesmo se daqui a uns anos sirva para carros ou para estacionamento.
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De Anónimo a 28.09.2020 às 20:56

Tens toda e total razão!

Bjxxx
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De Sofia a 29.09.2020 às 12:45

As ciclovias são importantes, mas o bom senso também.
Se não há segurança na própria iluminação dos semáforos quanto mais no resto…
Há uns anos chamei á atenção a Junta de Freguesia relativamente a dois semáforos de peões que ficavam verdes, quando os dos veículos ficavam igualmente verdes.
Ia sendo atropelada e não fui a única.
Enviaram o email para os responsáveis pela sinalização e eles nada fizeram em nome causa da fluidez do tráfico automóvel.
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De O ultimo fecha a porta a 30.09.2020 às 23:20

Vai-se atrás das modas, para constar nos boletins municipais e para daqui a uns tempos (vésperas das eleições) haver umas fitas para cortar. Mesmo que seja em sítios que não faça sentido e desconexos com tudo.
A tua Junta agiu mal. Se um cidadão alerta há que corrigir para evitar desgraças.
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De Sandra Monteiro a 29.09.2020 às 20:42

Ciclovias, aqui em Lisboa não conheço muitas. Só a de Fafe e adoro lá ir para caminhar ou andar de bicicleta.

Beijos e abraços.
Sandra C.
Bluestrass (http://https://bluestrass.blogspot.com/)

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