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A perpetuação do preconceito

04.02.23

ginasio.jpg

Nos últimos dias cruzei-me com duas stories patrocinadas no Instagram que não gostei e explico porquê.

 

A primeira era de um shopping que publicitava uma marca de calças ganga portuguesa com loja nas suas instalações. A modelo correspondia a todos os estereótipos: loira, alta muito magra, com o rabo empinado virado para a foto.

A segunda era um do ginásio que convidava o utilizador a juntar-se à "tribo". O modelo de meia idade (vá lá!) correspondia aos estereótipos: morenaço e todo musculado.

 

Não gostei do facto de ambos os anúncios nos apresentarem, como perfeitos, corpos que não representam o português comum e nem o 100% saudável nem recomendável.

 

No caso das modelos, visto por muitas jovens o passaporte para a fama e para as novelas, quantas vezes vemos denúncias de pessoas que sofreram bulímia, anorexia e complexos por não atingirem o que consideram corpos perfeitos? Quantas têm uma alimentação pouco saudável para não engordar? Passam por privações alimentares? A marca portuguesa e shopping poderiam ter escolhido alguém mais "comum" e não tão magro.

 

No caso do ginásio, para atingir os corpos musculados, vemos (por ex. nas redes sociais) muitas pessoas a tomar e a promover empresas de suplementos cuja eficácia e necessidade é muito questionável. A maioria das pessoas que vai para os ginásios não ambiciona ser "musculada" nem o objetivo dos ginásios deveria ser para musculados. Deveria ser antes para atrair mais pessoas para o exercício físico e uma melhor saúde (aliás esse é o argumento para chorarem por apoios e incentivos fiscais - Portugal tem das taxas mais baixas da União Europeia de praticantes de desporto e estes anúncios contribuem precisamente para essa desmotivação).

 

As empresas são livres de escolherem quem quiserem, bem como eu também sou livre de não me identificar com as mensagens.

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publicado às 18:52


15 comentários

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De MJP a 04.02.2023 às 18:59

Plenamente de acordo contigo!
Bom fim-de-semana!
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De O ultimo fecha a porta a 04.02.2023 às 19:08

Bom fim de semana!
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De cheia a 04.02.2023 às 19:19

Tens toda a razão.
Bom domingo.
Um abraço
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De Francisco Carita Mata a 04.02.2023 às 19:42

Frequento excelentes ginásios. Faço-lhes publicidade, por vezes. Saúde e Paz!
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De O ultimo fecha a porta a 05.02.2023 às 17:44

eu gosto do meu, mas não gosto destas publicidades. nem me identifico em nada com o perfil físico escolhido :)
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De imsilva a 04.02.2023 às 20:10

É verdade! Mas felizmente já se encontram anúncios e modelos mais representativos do normal ser humano.
Bom fim-de-semana
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De O ultimo fecha a porta a 05.02.2023 às 17:46

Já sim, mas ainda são poucos. Ainda há quem insista nestes perfis físicos pouco representativos e disfuncionais.
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De Alexandre N. a 05.02.2023 às 22:30

É esse o pensamento que faz com que num passado recente existia a Cláudia Schiffer e nos tempos actuais não me lembro do nome de ninguém.
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De O ultimo fecha a porta a 06.02.2023 às 21:14

Eh pah, já tinha ouvido falar nesse nome, mas só sabia que era modelo. Já tem 52 anos.
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De Pedro Coimbra a 06.02.2023 às 02:42

A Claudia Shiffer foi a última modelo a fugir ao estereotipo pau de vassoura (a expressão é dela).
Os brutos continuam a vender.
Grunhos e brutamontes.
Boa semana
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De Cláudia a 06.02.2023 às 11:21

Concordo com o que dizes, apesar de usar a proteína nas minhas receitas.

Acima de tudo, o ginásio é mesmo para nos sentirmos bem... Mas sabes perfeitamente bem que o corpo é o que vende. E o Verão não tarda está aí e as pessoas só se preocupam nessa altura em "ter bom aspecto".

Em relação às modelos, ainda mais razão te dou. É que eu não caibo nessas mesmas roupas que elas tanto publicitam. Parece tudo feito para miúdas.

Beijocas
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De Beatriz Costa a 06.02.2023 às 17:14

Pois... Dá que pensar... Nesses anúncios de moda e afins vemos sempre "perfeição"... Essa perfeição não existe... Só que, acaba-se por se criar essa falsa ideologia... O que é mau, tanto para os modelos que fazem essas fotos, porque sentem a pressão de tentar ser perfeitos... Tanto para o consumidor, que pensa "ora porra, ela(e) é perfeita(o), também quero ser assim", tornando-se depois em obsessões e graves problemas de saúde... Também isso acontece com as redes sociais agora... as "vidas perfeitas"... A pressão que os adolescentes e jovens sentem quando veem esses conteúdos... Dá realmente que pensar...

Quanto aos ginásios... Pois... Deveriam ser numa perspetiva de realmente aumentar o exercício físico dos portugueses... E não de se tentar almejar um "corpo perfeito"... É muito mais que isso... É sentirmo-nos bem connosco próprios, ter saúde física e mental, alimentarmo-nos bem... Etc, etc...

É claro que depois há campanhas e campanhas.. E há ginásios e ginásios... Há sempre uma exceção há regra, mas daquilo que se vê, continua ainda a perpetuar-se o "ideal" o "perfeito"...
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De O ultimo fecha a porta a 06.02.2023 às 21:07

Não diria melhor.
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De Di a 08.02.2023 às 21:56

É por causa desse tipo de publicidade, que as pessoas ficam tontinhas, porque acabam por acreditar que ficam assim...

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