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Vi pela primeira vez no Jumbo e agora todos os hipermercados têm: as caixas do self check out.
Basicamente, são as caixas de supermercado que não têm operadores e é o cliente a registar os artigos e e a processar o pagamento.
A minha experiência de compra diz que a parte do pagamento é o que demora mais no processo e já dei por mim a evitar ir a supermercado precisamente pelo tempo que irei ter de esperar nas caixas. Acho que só o Mercadona não tem esse defeito.
O princípio das caixas automática seria bom, pois traria mais fluidez, mas pode tornar-se um pesadelo. Não sei se é só comigo, mas as balanças de precisão milimétrica são a pior invenção - não há uma única vez que se tenha de registar algo manualmente (fruta, padaria, legumes), em que não se tenha de chamar um assistente. E se nao se seguir a sequência com os segundos certos, também dá erro e tem que vir o assistente.
Ou pior ainda quando a máquina fica em erro e não há nenhum funcionário que a desbloqueie.
Ontem, fui ao Pingo Doce. Uma senhora idosa, ao meu lado, foi para as caixas automáticas. Ao fim do segundo artigo, deu um erro, para não variar: o erro da balança. Olha em frente e ... nenhum funcionário para ajudar. Vai à fruta e lá encontra um colaborador. Desbloqueia, não desbloqueia, ajuda, não ajuda, acabei a minha compra e a senhora lá ficou com a assistente.
Moral da história: um processo que viria simplificar a vida do cliente e poupar tempo e custos, acaba por ser penoso e ter efeito inverso devido à complexidade das máquinas e à falta de apoio ao cliente nas posições de caixas.
O único supermercado onde tem um posto fixo com funcionários que eu já tenha visto é o Jumbo ... mas lá as máquinas também são implicativas.
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