Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Conclusões da COP 26

11.11.21

P8200142.JPG

 

O que saiu de significativo da COP - conferência do clima? Praticamente nada de relevante.

 

É com sensação de deja vu pelos grandes lideres mundiais: dedicam tempo da sua agenda para debater o clima, uns sorrisos (e umas sonecas) para as fotos, uns compromissos vagos e ... no dia a seguir já se esqueceram de tudo. Umas espécie de hipocrisia de liderança.

 

Quatro aspetos chama a minha atenção:

- Acção de todos

No problema que é o aquecimento global e as emissões poluentes, não basta só cobrar aos grandes lideres mundiais.

Tem de ser uma ação conjunta, cada um na sua medida.

Na minha vida pessoal, procuro reduzir o consumo (levo sempre ao supermercado o saquinho de rede para a fruta, vou ao ginásio a pé, faço a separação do lixo). As empresas têm de fazer o seu papel seja no transporte, na gestão de resíduos, no tratamento das suas águas residuais, nos gases emitidos, por exemplo.

 

- Taxas

Numa espécie de descargo de consciência e para aumentar as receitas públicas para compensar outros gastos, criam-se as taxas e taxinhas sobretudo nos carros e nos combustíveis. Pouco efeito têm a não ser deixar-nos mais pobres.

 

- Grande interesses empresariais

Ora aqui está o problema. Boas intenções dos lideres pode haver, mas quando se mexe nos interesses fiscais das grandes empresas, no argumento da geração de emprego e no prejuízo do imposto cobrado sobre o rendimento, aí recua-se.

 

- As cidades

Fala-se muito do papel das cidades e na pandemia falou-se muito do factor proximidade até no sentido de evitar deslocações. Mas vejo precisamente o contrário: cada vez mais centralização. Fecham-se serviços essenciais no Interior obrigando as pessoas a deslocações evitáveis. Até nos supermercados, se vê os quatro e aos cinco todos na mesma estrada, havendo uma concentração numa determinada zona da cidade, obrigando as pessoas a deslocações (de carro).

 

Posto isto, a conclusão é que se anda sempre a discutir o mesmo, mas pouca ação.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 21:23


6 comentários

Imagem de perfil

De Lobos disfarçados de cordeiros a 12.11.2021 às 21:16

Devemos começar por baixo, devia começar por explicar qual o problema do aquecimento global e das alegadas alterações climáticas?
E também quando os seus efeitos se vão sentir?

Para mim em geral os principais problemas são os actuais, pois estão a acontecer mesmo agora. Sendo que o futuro é sempre incerto. Também a vida são "dois dias".

Eu critico os media, mas explico bem qual o problema e as suas consequências para a sociedade.

E por vezes "a montanha pare um rato".

O clima é uma média do tempo que faz numa determinada região ao longo de vários anos. Sendo assim, dificilmente casos isolados vão alterar essa média.
Sabe quando foram as maiores cheias na região de Lisboa?
Certamente você ainda não teria nascido.

Não sei o que terá lido do meu blogue. Mas nele além dos media e outros, eu também critico o comportamento humano. E o que se verifica é que em geral ninguém se preocupa com os outros, mas fazem de conta que sim.

Nos blogues, tenho criticado por exemplo a hipocrisia. Certos assuntos só são importantes no blogue dos próprios.

Querem convencer alguns que estão preocupados as gerações futuras, se nem com os que vivem agora se preocupam!

E fica aqui este artigo, "Mas o que realmente me preocupa são os seres humanos".
https://rr.sapo.pt/2019/10/01/cristina-sa-carvalho/querida-greta/artigo/166587/
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 13.11.2021 às 12:04

"os principais problemas são os actuais" mas que irão afetar as gerações futuras. Esse é o problema. É como uma casa: uns maus alicerces geram problemas futuros.
Imagem de perfil

De Lobos disfarçados de cordeiros a 13.11.2021 às 21:27

Nós comentamos e depois parte do comentário é ignorado.

Eu bem fiz as perguntas no inicio, mas você não explicou afinal qual é o problema, as suas consequências e quando se vão sentir.

Não percebeu o que eu disse, o meu comentário foi critico. Quando eu disse "os principais problemas são os actuais", estava a referir-me mesmo aos actuais e não a eventuais problemas futuros. Por exemplo a COVID-19 é um problema actual. O aquecimento global não é um problema actual pois não tem consequências actualmente. Poderá ser um eventual problema futuro.

Portanto "os principais problemas são os actuais" a que eu me referia não incluem os que irão (eventualmente) afetar as gerações futuras, a que você se refere.

Além disse por exemplo quando eu disse "Nos blogues, tenho criticado por exemplo a hipocrisia. Certos assuntos só são importantes no blogue dos próprios". Estava também a querer dizer que alguns bloggers parece que estão preocupados com os outros, mas na verdade é com eles, são individualistas. Você não está aqui incluído pois tem comentado o meu blogue.

Agora você vem dizer que está preocupado com as gerações futuras, quando muitos nem sequer com a geração actual se preocupam. E eu que estava a perder a fé na Humanidade!

Mas antes de se preocupar com as gerações futuras, não devia preocupar-se com a actual?

Também sobre o artigo que indiquei, não disse nada. A autora dele pensa como eu, "Mas o que realmente me preocupa são os seres humanos", e não o ambiente e os animais.
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 14.11.2021 às 16:57

"O aquecimento global não é um problema actual " - não concordo. Já se começam a manifestar sintomas desse aquecimento nomeadamente fenómenos climáticos extremos, o degelo dos polos, a destruição dos habitats e a contínua desflorestação da Amazónia para isso contribui. Não podemos ter uma visão só nos dia de hoje mas na sustentabilidade com vista ao futuro.
Fui ver o artigo, mas acho que há extremismo nesta visão. Podemo-nos preocupar com ambas as coisas. Não é por me preocupar com o ambiente e ter bons hábitos (pelo menos procuro ter) que não me preocupo com as desigualdades sociais e as atrocidades cometidas nalguns países subdesenvolvidos. De todo. Preocupo-me com ambos. A miúda tem a sua causa, como você tem as suas na sua vida pessoal.
Sobre isso, não sei se segue a página de instagram "Born freee" do rui batista. Tem lá umas stories interessantes.
Imagem de perfil

De Lobos disfarçados de cordeiros a 15.11.2021 às 20:37

Vou falar em tudo o que disse no seu comentário, não vou ignorar parte dele.

Como eu disse, o aquecimento global não é um problema actual.

Não está provado que alguns fenómenos climáticos extremos (este ano lembro-me de dois, são poucos), sejam consequência do aquecimento global. Mas se tiver informação que confirme isso, indique-a.

O degelo dos polos será uma consequência do aquecimento, mas para já isso não tem consequências para o ser humano, logo não é um problema actual. O futuro não sabemos.

Está preocupado com a "morte" de alguns glaciares que nunca estiveram vivos?
Peça ao governo para decretar três dia de luto nacional!

A destruição dos habitats, explique isso melhor? Mas é certo que isso não tem implicações no ser humano, logo não é um problema actual para o ser humano.

Se há destruição dos habitats, também há de muitas famílias.

A desflorestação da Amazónia não é uma consequência do aquecimento global. Além disso ao contrário do que alguns dizem a Amazónia NÃO é o pulmão do mundo.

Lembra-se do frio que fez cá salvo erro em Janeiro deste ano?

E as grandes cheias na região de Lisboa há mais de 50 anos, que lhe fale. Então também pode ser considerado um fenómeno climático extremo!

Explique lá essa sustentabilidade com vista ao futuro e como isso me vai afectar?

Veja a minha preocupação com a sustentabilidade com vista ao futuro! Será que daqui a 500 anos ainda estou cá?

Por vezes parece que vive no mundo da fantasia. Desça à terra e ao mundo real.

Fala como se o mundo fosse muito evoluído, não houvessem problemas importantes actualmente e as nossas preocupações devessem ser com o futuro da humanidade.

Eu quando tinha a idade dela, pouco sabia sobre a realidade do mundo. E quanto mais sei, mas desiludido fico. Da mesma forma, duvido que ela saiba muito sobre a realidade do mundo.

Também me faz confusão alguns estudantes que são tipo, "Maria vai com as outras", a quererem mostrar que sabem mais do que os que já têm alguma idade e bem mais conhecimentos. Mas o que sabem os estudantes sobre a realidade do mundo?

Devem saber o que os media mostram e ficam com a ideia errada que o mundo é quase perfeito, só não é perfeito devido às alegadas alterações climáticas! Mas como sabe também há o que os media NÃO mostram.

Disse, "Preocupo-me com ambos", então como eu já comentei no meu blog, fico à espera dos seus posts sobre os roblema actuais, os que têm consequências actualmente para o ser humano.

Eu não estou no Instagram. E já agora parece que com as redes sociais somos uma sociedade avançada. Nada de mais errado, muitos nas redes sociais incluindo blogs, parecem crianças a brincar.
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 15.11.2021 às 22:02

Muitos estudantes vivem numa de "modas". Aderem a manifestações porque é fixe ou porque gera likes nas redes sociais. A verdade é depois dos30 minutos nas manifestações não separam o lixo e continuam a comprar fast fashion, além do estado imundo com que deixam as ruas, atirando lixo para o chão e bebendo álcool como se não houvesse amanhã.
Quanto ás preocupações ambientais, não estou tão otimista nem desvalorizador quanto o Arsénio. O facto de me preocupar com o futuro nem que seja daqui a 500 anos não significa que viva na fantasia. Tenho uma visão mais longa para as gerações futuras.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog

Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.