Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
O que saiu de significativo da COP - conferência do clima? Praticamente nada de relevante.
É com sensação de deja vu pelos grandes lideres mundiais: dedicam tempo da sua agenda para debater o clima, uns sorrisos (e umas sonecas) para as fotos, uns compromissos vagos e ... no dia a seguir já se esqueceram de tudo. Umas espécie de hipocrisia de liderança.
Quatro aspetos chama a minha atenção:
- Acção de todos
No problema que é o aquecimento global e as emissões poluentes, não basta só cobrar aos grandes lideres mundiais.
Tem de ser uma ação conjunta, cada um na sua medida.
Na minha vida pessoal, procuro reduzir o consumo (levo sempre ao supermercado o saquinho de rede para a fruta, vou ao ginásio a pé, faço a separação do lixo). As empresas têm de fazer o seu papel seja no transporte, na gestão de resíduos, no tratamento das suas águas residuais, nos gases emitidos, por exemplo.
- Taxas
Numa espécie de descargo de consciência e para aumentar as receitas públicas para compensar outros gastos, criam-se as taxas e taxinhas sobretudo nos carros e nos combustíveis. Pouco efeito têm a não ser deixar-nos mais pobres.
- Grande interesses empresariais
Ora aqui está o problema. Boas intenções dos lideres pode haver, mas quando se mexe nos interesses fiscais das grandes empresas, no argumento da geração de emprego e no prejuízo do imposto cobrado sobre o rendimento, aí recua-se.
- As cidades
Fala-se muito do papel das cidades e na pandemia falou-se muito do factor proximidade até no sentido de evitar deslocações. Mas vejo precisamente o contrário: cada vez mais centralização. Fecham-se serviços essenciais no Interior obrigando as pessoas a deslocações evitáveis. Até nos supermercados, se vê os quatro e aos cinco todos na mesma estrada, havendo uma concentração numa determinada zona da cidade, obrigando as pessoas a deslocações (de carro).
Posto isto, a conclusão é que se anda sempre a discutir o mesmo, mas pouca ação.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.