Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Conclusões da COP 26

11.11.21

P8200142.JPG

 

O que saiu de significativo da COP - conferência do clima? Praticamente nada de relevante.

 

É com sensação de deja vu pelos grandes lideres mundiais: dedicam tempo da sua agenda para debater o clima, uns sorrisos (e umas sonecas) para as fotos, uns compromissos vagos e ... no dia a seguir já se esqueceram de tudo. Umas espécie de hipocrisia de liderança.

 

Quatro aspetos chama a minha atenção:

- Acção de todos

No problema que é o aquecimento global e as emissões poluentes, não basta só cobrar aos grandes lideres mundiais.

Tem de ser uma ação conjunta, cada um na sua medida.

Na minha vida pessoal, procuro reduzir o consumo (levo sempre ao supermercado o saquinho de rede para a fruta, vou ao ginásio a pé, faço a separação do lixo). As empresas têm de fazer o seu papel seja no transporte, na gestão de resíduos, no tratamento das suas águas residuais, nos gases emitidos, por exemplo.

 

- Taxas

Numa espécie de descargo de consciência e para aumentar as receitas públicas para compensar outros gastos, criam-se as taxas e taxinhas sobretudo nos carros e nos combustíveis. Pouco efeito têm a não ser deixar-nos mais pobres.

 

- Grande interesses empresariais

Ora aqui está o problema. Boas intenções dos lideres pode haver, mas quando se mexe nos interesses fiscais das grandes empresas, no argumento da geração de emprego e no prejuízo do imposto cobrado sobre o rendimento, aí recua-se.

 

- As cidades

Fala-se muito do papel das cidades e na pandemia falou-se muito do factor proximidade até no sentido de evitar deslocações. Mas vejo precisamente o contrário: cada vez mais centralização. Fecham-se serviços essenciais no Interior obrigando as pessoas a deslocações evitáveis. Até nos supermercados, se vê os quatro e aos cinco todos na mesma estrada, havendo uma concentração numa determinada zona da cidade, obrigando as pessoas a deslocações (de carro).

 

Posto isto, a conclusão é que se anda sempre a discutir o mesmo, mas pouca ação.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 21:23


26 comentários

Imagem de perfil

De Lobos disfarçados de cordeiros a 15.11.2021 às 20:37

Vou falar em tudo o que disse no seu comentário, não vou ignorar parte dele.

Como eu disse, o aquecimento global não é um problema actual.

Não está provado que alguns fenómenos climáticos extremos (este ano lembro-me de dois, são poucos), sejam consequência do aquecimento global. Mas se tiver informação que confirme isso, indique-a.

O degelo dos polos será uma consequência do aquecimento, mas para já isso não tem consequências para o ser humano, logo não é um problema actual. O futuro não sabemos.

Está preocupado com a "morte" de alguns glaciares que nunca estiveram vivos?
Peça ao governo para decretar três dia de luto nacional!

A destruição dos habitats, explique isso melhor? Mas é certo que isso não tem implicações no ser humano, logo não é um problema actual para o ser humano.

Se há destruição dos habitats, também há de muitas famílias.

A desflorestação da Amazónia não é uma consequência do aquecimento global. Além disso ao contrário do que alguns dizem a Amazónia NÃO é o pulmão do mundo.

Lembra-se do frio que fez cá salvo erro em Janeiro deste ano?

E as grandes cheias na região de Lisboa há mais de 50 anos, que lhe fale. Então também pode ser considerado um fenómeno climático extremo!

Explique lá essa sustentabilidade com vista ao futuro e como isso me vai afectar?

Veja a minha preocupação com a sustentabilidade com vista ao futuro! Será que daqui a 500 anos ainda estou cá?

Por vezes parece que vive no mundo da fantasia. Desça à terra e ao mundo real.

Fala como se o mundo fosse muito evoluído, não houvessem problemas importantes actualmente e as nossas preocupações devessem ser com o futuro da humanidade.

Eu quando tinha a idade dela, pouco sabia sobre a realidade do mundo. E quanto mais sei, mas desiludido fico. Da mesma forma, duvido que ela saiba muito sobre a realidade do mundo.

Também me faz confusão alguns estudantes que são tipo, "Maria vai com as outras", a quererem mostrar que sabem mais do que os que já têm alguma idade e bem mais conhecimentos. Mas o que sabem os estudantes sobre a realidade do mundo?

Devem saber o que os media mostram e ficam com a ideia errada que o mundo é quase perfeito, só não é perfeito devido às alegadas alterações climáticas! Mas como sabe também há o que os media NÃO mostram.

Disse, "Preocupo-me com ambos", então como eu já comentei no meu blog, fico à espera dos seus posts sobre os roblema actuais, os que têm consequências actualmente para o ser humano.

Eu não estou no Instagram. E já agora parece que com as redes sociais somos uma sociedade avançada. Nada de mais errado, muitos nas redes sociais incluindo blogs, parecem crianças a brincar.
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 15.11.2021 às 22:02

Muitos estudantes vivem numa de "modas". Aderem a manifestações porque é fixe ou porque gera likes nas redes sociais. A verdade é depois dos30 minutos nas manifestações não separam o lixo e continuam a comprar fast fashion, além do estado imundo com que deixam as ruas, atirando lixo para o chão e bebendo álcool como se não houvesse amanhã.
Quanto ás preocupações ambientais, não estou tão otimista nem desvalorizador quanto o Arsénio. O facto de me preocupar com o futuro nem que seja daqui a 500 anos não significa que viva na fantasia. Tenho uma visão mais longa para as gerações futuras.
Imagem de perfil

De Lobos disfarçados de cordeiros a 16.11.2021 às 21:09

Ainda bem que diz que muitos estudantes seguem as modas. Como ela é estudante, alguns estudantes resolveram segui-la. Mas nos blogues também é assim, alguns seguem os assuntos da moda, que não é o mesmo que serem importantes.

Parece que já percebeu que afinal certas coisas não são bem como dizem.

Em relação às cheias na Bélgica e Alemanha, ouvi na TV um comentário supostamente de um cientista português a dizer que há uma relação entre o aquecimento global e a acção humana, mas entre fenómenos atmosféricos (e não climáticos como disse) extremos e a acção humana é mais complicado estabelecer essa relação.

E aqui fica o link que confirma o que eu disse sobre as cheias em Lisboa há 54 anos:
Nunca choveu tanto como em 67
https://www.dn.pt/dossiers/cidades/inundacoes-em-portugal/noticias/nunca-choveu-tanto-como-em-67-1042067.html
E a Wikipédia também fala no assunto.

Portanto como vê, já há muito tempo que há fenómenos atmosféricos extremos.
Eu diria que fenómenos atmosféricos extremos sempre houveram e haverão.

Quem se preocupa com o futuro daqui a 500 anos ou mesmo 200, é porque não tem outras preocupações. Eu tenho outras preocupações e mais que fazer.

Você não tem uma visão mais longa, você está a focar-se nos problemas errados. Como eu disse, os principais problemas são os actuais, e é nesses que se deve focar.

Noutro post, você disse e bem "Ninguém dá nada a ninguém". Mas também "Ninguém se preocupa com ninguém", é válido. Como eu disse, isto não quer dizer que de facto "Ninguém se preocupa com ninguém", mas que em geral é assim, as pessoas são individualistas.

Agora você está até preocupado com as gerações futuras!
Tenho de perguntar se acredita mesmo em algumas coisas que diz?

Parece é que não está preocupado com a geração actual, ou pelo menos tanto como devia estar.
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 16.11.2021 às 21:45

Cliquei no link da notícia mas há muitas imprecisões. Primeiro diz-se que choveu 5 horas e que isso foi a maior chuvada. Ainda no mês passado choveu a noite toda aqui na minha zona. Depois, afinal já não é chuvada mas inundações porque apanharam as pessoas desprevenidas
A verdade é que nesses tempos não havia o sistema de águas pluviais como o conhecemos hoje..
Imagem de perfil

De Lobos disfarçados de cordeiros a 17.11.2021 às 20:39

Imprecisões há é no que por vezes diz. Já vi que não lhe interessa que isto seja verdade.

Lá diz: Mais de 700 pessoas terão morrido nas cheias. Cinco horas de chuvas torrenciais, 25% da precipitação média anual.

A quantidade de chuva que cai não depende apenas da duração mas também da intensidade da chuva, e saberá isto mas faz de conta que não sabe.

As pessoas não morrem por estarem desprevenidas mas devido às cheias, isto é nível da água. Ninguém morre com pouca água mesmo que estivesse desprevenido.

Lá diz que em 5 horas choveu 25% da precipitação média anual, e você fala em sistema de águas pluviais!

*** Se em 5 horas choveu 25% da precipitação média anual, claramente foi um fenómeno atmosférico extremo. ***

E portanto lá se vai a sua teoria que só agora existem fenómenos atmosféricos extremos e são devido há ação do homem, e alguns também dizem que é uma emergência! Emergência é por vezes ir às urgências por estar doente.

Também você diz-se preocupado com as pessoas, mas eu indique-lhe há algum tempo uns posts, e você ou os ignorou ou leu-os mas não lhe interessa falar neles. Como é normal haver curiosidade, eu diria que leu pelo menos alguns mas não lhe interessa falar neles. E depois está preocupado com a humanidade.

Você preocupa-se com o futuro das pessoas havendo problemas actuais, isto é "constrói uma casa de cima para baixo".

Começo a achar que você tem algum interesse em dar demasiado valor a algumas coisas.

E sobre "Ninguém se preocupa com ninguém", não disse nada.
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 17.11.2021 às 22:46

Não vejo a coisa de uma forma tão redutora. Já viu a quantidade de fenómenos meteorológicos extremos que existem hoje em dia?
Sim, insisto que houve mortes muito devido ao descuido e falta de investimento do sistema político de então em sistemas de águas pluviais e de escoamento que originou essa desgraça. Diz-se que a imprecisão do nº de mortos foi propositada pelo regime da altura. Claro que cada um vê pelo ângulo que lhe convém, mas isso faz parte da essência humana. Eu vejo naquilo que podemos fazer hoje para proporcionar uma vida melhor às gerações futuras.
"Começo a achar que você tem algum interesse" ... esta não apanhei, mas basta ver a audiência do meu modesto blog para ver o meu "interesse".
Imagem de perfil

De Lobos disfarçados de cordeiros a 18.11.2021 às 21:06

"Já viu a quantidade de fenómenos meteorológicos extremos que existem hoje em dia?"
Então indique-os?
E também é preciso provar que eles têm relação com a acção humana, faça isso.

E depois se existirem hoje em dia, consegue afirmar que antes também não existiam?
Eu indiquei um que ocorreu há 54 anos.

Disse: "Eu vejo naquilo que podemos fazer hoje para proporcionar uma vida melhor às gerações futuras".

Parece que afinal você não quer proporcionar uma vida melhor a nenhuma geração, por se quisesse devia começar pela actual a dar prioridade e ela, faça isso, fico à espera.

Mas pelo seu interesse por alguns dos assuntos do meu blog, já dá para ter uma ideia da sua preocupação. Ignorou alguns posts que eu pedi para ler, e claro comentar pois quem se preocupa com os outros deve comentar assuntos pertinentes.

Em relação a "Começo a achar que você tem algum interesse", é simples, é um facto que em geral ninguém se preocupa com ninguém. Agora aparece você muito preocupado com as gerações futuras, com o lixo, com o ambiente, com os animais, quando há problemas actuais e mais importantes. Deve ter algum interesse nisto, em convencer mais pessoas e aderir a isto. Assim desvia-se a atenção do essencial, que são as pessoas e os seus problemas actuais.
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 18.11.2021 às 21:52

Oh, são visões diferentes. Não digo que a minha é melhor nem é pior, mas é a minha visão. Eu julgo que não deixei nenhum post por comentar.
Imagem de perfil

De Lobos disfarçados de cordeiros a 24.11.2021 às 20:04

Sim, são visões diferentes. Uma baseia-se em factos e outra em teorias ou naquilo que quer ver. Como eu disse, apresente factos.

Disse: "Eu julgo que não deixei nenhum post por comentar". Não comentou os que eu lhe pedi várias vezes para ler. Já viu que coincidência!

E se seguirmos o que você disse à letra, o meu blogue tem 67 posts, desses 67 comentou 3, portanto não deixou nenhum post por comentar!
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 24.11.2021 às 22:50

Fogo, o Arsénio tem essa contabilidade bem feita! No fim de semana vou ler alguns dos seus post, pois como disse acho-o bastante crítico e acutilante.

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog

Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.