Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Destes dias - 17 de Abril

17.04.21

- Depois do terramoto do caso José Sócrates e da escolha de juízes feita à medida, vemos agora que 10 deputados vão perder a imunidade parlamentar para serem julgados por darem moradas falsas ao Parlamento, recebendo ajudas de custo indevidas.

Num dos casos, o deputado ficou a viver em casa do irmão (sem despesas de arrendamento e afins), mas deu essa morada para receber ajudas de custo.

Se a isso, juntássemos os estudos de consultoria e pareces para tudo e mais alguma coisa, também haveria muito por onde levantar o tapete...

 

- Esta semana tive que tirar os dias de férias que faltavam de 2020.

sortelha.jpg

 

Devido à pandemia, não arrisquei, fui turistar por Portugal. Aproveitei para fazer um passeio de Primavera pelas aldeias históricas da Beira Baixa.  Em breve partilharei fotos e pormenores, mas por agora, partilho a dificuldade que é fazer fazer refeições fora de casa por estes dias. Se ao almoço, tem que se andar aos achados à procura de uma esplanada, ao jantar ainda é pior. As restrições por mais compreensíveis que sejam vieram abalar fortemente as economias locais e os pequenos negócios. Hoje, sábado, sem esplanadas e com o "take away" para quem anda a viajar das duas uma: i) ou anda com pratos e talheres atrás de si ou ii) não tem outro remédio senão recorrer às multinacionais de fast food, se as houver. Vontade de ajudar o pequeno comércio não falta, mas é uma dor de alma ver tudo fechado.

 

Alguém adivinha onde tirei esta foto?

 

- Parece que foi lançado um novo jornal. Marcadamente político, esperemos que seja um título que resista aos desafios. Porém, é mais um feito da capital e para a capital.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 18:03


46 comentários

Imagem de perfil

De Margarida a 17.04.2021 às 19:33

Turistar pelo nosso Portugal é uma boa opção, ajudando o pequeno comércio. Ainda faz falta abrir as tasquinhas onde se come tão bem
Bom fim de semana e bons passeios
Abraço
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 18.04.2021 às 19:31

esta semana estava muita coisa fechada, mas também havia pouca confusão. O nosso país é TÃO lindo!
Imagem de perfil

De MJP a 17.04.2021 às 20:09

Sortelha!!! Que saudades!!!
(já lá não vou há muitos anos...)
Bom fim-de-semana!
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 17.04.2021 às 21:07

Muito bem! eu fui lá anteontem pela primeira vez e fiquei encantado!
Imagem de perfil

De João-Afonso Machado a 17.04.2021 às 23:37

Muito bonito!
Boas explorações.
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 18.04.2021 às 17:45

Esta semana foi a explorar a Beira Baixa. Partilhas em breve!
Imagem de perfil

De Maria Araújo a 18.04.2021 às 15:50

apetece viajar a dentro, mas anda receio o covid.
boas férias
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 18.04.2021 às 17:37

Eu tb tenho, procurei sítios sem surtos, sem multidões e marquei apenas 2 dias antes para evitar surpresas.
Imagem de perfil

De Maria Araújo a 18.04.2021 às 18:13

no seu Instagram tem belas fotografias.
faz bem visitar o nosso belo Portugal.
Imagem de perfil

De Maria Araújo a 18.04.2021 às 15:50

*ainda
Imagem de perfil

De Daniela a 18.04.2021 às 16:40

Estou desejando de dar uma voltinha pelo país, já estou a ressacar mesmo. DESEJANDO!
Ainda bem que conseguiu tirar uns diazinhos e aproveitar..
É para esquecer a vergonha deste país corrupto..

Feliz domingo
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 18.04.2021 às 17:33

Vou partilhando nos próximos dias :) estava mesmo a precisar de arejar
Imagem de perfil

De Andy Bloig a 18.04.2021 às 18:28

Naquela zona, mesmo sem confinamento, a partir das 16h, só te sobra o hotel do Sabugal e a estalagem da Aldeia do Bispo. O resto das lojas, no máximo, está aberta até ás 18h. Só entre 1 de Julho e 15 de Setembro é que vão até ás 21h.
Em situação normal, ias para o lado de Penamacor, a menos de 15 minutos de Sortelha, tinhas Santo Estevão, que tem um restaurante bom mesmo à beira da estrada. De resto, só mesmo para os lados de Belmonte ou Benespera, nos acessos à A23 é que já há restaurantes que ficam abertos até ao jantar. Ou indo para os lados da Guarda ou Castelo Branco (opostos), porque mesmo para a Covilhã, só mesmo dentro da parte urbana da cidade é que já encontras serviços abertos após as 18h. Nas aldeias/vilas, a partir das 18h já é tempo de descanso.
Foste à torre de menagem pentagonal que há no castelo mais próximo desse?
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 18.04.2021 às 18:32

Fiquei a dormir em Monfortinho na primeira noite (jantei no hotel) e comecei de lá - Monsanto - Penamacor (onde encontrei uma única esplanada) - Sortelha - Belmonte e vim dormir ao Fundão (no famoso hotel, pelo que menos aqui no Norte toda a gente já lá foi - jantei no hotel). No dia seguinte, começamos no fundão e fomos pelos passadiços do orvalho. Depois paramos em coimbra para almoçar, mesmo "à pobre" - sábado, salvou-nos uma cadeia de fast food. Comemos pizza em pé debaixo de uma ponte porque o parque de merendas ainda implicava caminhar um bocado ao sol.
Deixa-me acrescentar que em Monfortinho, mesmo com as termas fechadas, havia 3 hotéis fechados.
Imagem de perfil

De Andy Bloig a 18.04.2021 às 18:38

É natural. Aquelas zonas só tem "movimento" na altura dos emigrantes. Mesmo no Sabugal (maior que Penamacor), o hotel costuma fechar nos meses mais frios, o que encerra também 2 restaurantes (são propriedades do presidente da câmara). Mesmo sem confinamento, isso é o habitual para essa região.
As aldeias estão desertificadas, algumas já tem casas de turismo rural que chegam a ter mais habitantes (no verão) que as aldeias tem registados.
Durante muitos anos fui passar temporadas para ao pé da Vila de Touro (terra onde nasceu o meu avô materno), que fica entre o Sabugal e Guarda/Belmonte. Se foste por Pêga, para Belmonte, passaste lá ao lado.
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 18.04.2021 às 18:45

Secalhar passei lá. Sortelha é linda, muito linda mas estava deserta. Aliás, um pouco por todo o lado é uma dor de alma ver tudo fechado. é certo que foi num dia de semana no mês de Abril, mas mesmo assim... Monfortinho parecia uma aldeia fantasma. O hotel só tinha dois quartos ocupados. Por acaso servia jantar (perguntei quando marquei). O pior foi mesmo a dificuldade em ter refeições. Podia esperar mais uma semana, mas tinha férias nesta :) Em breve vou partilhar fotos.
Imagem de perfil

De Andy Bloig a 21.04.2021 às 16:05

Se lá fosses entre o 1 de Julho e o 15 de Setembro (30 de Agosto, pois as 2 semanas de Setembro são as vindimas), aí vias tudo aberto, muita gente nas ruas, os festejos (com a pandemia isto desapareceu tudo) e até as feiras aumentam.
Foram desse intervalo de tempo, com pandemia ou sem ela, é o habitual nessas zonas. Lá animam quando chega um autocarro com turistas, ou nalgum fim de semana com mais calor (a praia fluvial fica ao fundo da rampa/estrada, sendo que a entrada é depois da ponte, que usaste para subir para Sortelha). De resto, mesmo no Sabugal, a partir das 16h, mal se encontram pessoas, quanto mais lojas abertas. Até as escolas costumam terminar as aulas entre as 16 e as 17, sendo que no inverno é 15-16.
Quando lá ia (há 20 anos atrás ia lá quase todos os anos, entretanto o meu avô faleceu, a minha avó pouco tempo depois, eram dessa zona) era um marasmo. Cheguei a ter de fazer os 8km a pé do Sabugal lá à aldeia, pois o autocarro partia ás 16:10, quem se atrasasse teria de ir à Câmara (fica em frente à garagem dos autocarro) ver se ainda lá estaria algum táxi (o preço da viagem eram 11 vezes o preço do bilhete do autocarro). Sem isso, restava ir a pé para casa. Algo que acontecia a muita gente (maioria por não poder pagar o táxi). Durante as tardes, vias mais gente a andar a pé, na estrada de Pega, do que dentro do Sabugal.

Se alguma vez vires para aí as experiências das rotas do contrabando, que tenhas possibilidade de ir, aproveita. (Eram habituais entre Maio-Junho... pré-pandemia.) São MUITO MUITO cansativas, pois vais conhecer as serras e os postos da polícia fronteiriça, e saberes que pincéis de barbear, roupas, sapatos e até penicos, eram alvo do contrabando. É uma noite dura mas, que termina com algo impossível de explicar ou fotografar: o veres nascer o sol, "vindo de Espanha", numa das serras é algo que só sentido se percebe.
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 23.04.2021 às 20:04

Agora com o fecho das fronteiras, algumas rotas até devem ter sido "recuperadas"
Imagem de perfil

De Kikas a 18.04.2021 às 20:49

Não conheço a foto mas adorei 😊 Saudades de passear e turistar por Portugal 🥺
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 22.04.2021 às 00:00

É Sortelha, aldeia histórica de Portugal. Fica no Sabugal. Tão linda. Em breve, vou partilhar fotos.
Sem imagem de perfil

De Rik@rdo a 18.04.2021 às 20:55

A Politica está de rastos. Vigarices atrás de vigarices. E são esses os deputados que defendem o Povo? Haja paciência. José Sócrates se não soubesse o resultado da decisão - na minha humilde opinião - nunca iria assistir à dita. Ia perante os jornalistas ouvir que ia ser julgado por corrupção? Claro que não. Corrupto seria eu se aceitasse um copo de licor sem pagar. Agora ele que, ao que se disse, recebeu por SIMPATIA ahaahah, 36 milhões de euros (coisa pouca) nada lhe acontece

A foto foi tirada no Sabugal. Estarei certo?

Gostei do blogue. Fiquei seguidor. Voltarei.

Cumprimentos poiéticos.
Imagem de perfil

De cheia a 18.04.2021 às 22:04

Se os nossos representantes, no Parlamento, dão estes exemplos, como é que este país conseguirá sair do lamaçal da corrupção!

Boa semana!
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 23.04.2021 às 22:34

Anda tudo ao mesmo, é inaceitável. Ler os livros de eça de queirós e verificar que os vícios continuam os mesmos!

Comentar post


Pág. 1/3



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog

Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2020
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2019
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2018
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2017
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2016
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2015
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.