Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Haverá cada vez menos blogs?

19.11.20

P7091120 - blog.JPG

Foto do AgitÁgueda - da minha autoria

Neste recolher obrigatório, fiz um exercício para confirmar as minhas impressões. Fui analisar a data do último post de alguns blogs dos "Sapos de ano" de 2019. Confirmei a minha suspeita. Cerca de metade não têm um único post nos últimos três meses, havendo até alguns inacessíveis (marcados como "privados").

 

Há vários meses que noto que há cada vez menos blogs ativos em comparação com 2015 quando criei o meu. É normal haver um vai-vem entre novos e desistentes, mas sinto mais "vai" do que "vem". 

Da comunidade Sapo, noto que os blogs mais ativos já foram criados há algum tempo. 

 

Ter um blog é um hobby mas dá trabalho.

Nem sempre há tema ou ideias para escrever uma coisa de jeito.  Temos de refletir no que vamos publicar. O próximo processo de edição implica vários links e etapas até ao "Publicar". Por outro lado, o feedback não é muito mensurável.

 

No lado oposto, crescem como cogumelos as páginas de Instagram (o facebook já é old school porque também implica escrever). É muito mais fácil e trend postar uma fotografia, contabilizar os seguidores, ver quantos e quem viu a story e sobretudo é mais fácil de comentar e reagir.

 

É com pena que vejo cada vez menos pessoas a escrever, a dedicar-se a textos, a exprimir ideias e a perpetuar nos motores de pesquisa os seus posts. Privilegia-se o fácil e o imediato. Os blogs são um espaço gratuito de livre exposição de pensamentos, troca de comentários, sem pressão de "likes" ou "seguidores". 

A Andreia disse há uns tempos que um blog e uma rede social não são substituíveis. Podem ser complementares, mas com objetivos diferentes, sobretudo para quem é um hobby. Continuo a concordar 100%.

 

Para concluir insisto na ideia para a equipa SAPO: podia haver nos nossos blogs, como existe no blogspot, a possibilidade de um feed dos nossos favoritos no blog e que inclua as várias plataformas (sapo, blogspot, wordpress...). Ajudaria a criar mais dinâmica do que as "leituras" que são exclusivas para o sapo e implicam carregar em mais um link. Fica a ideia!

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 14:40


65 comentários

Imagem de perfil

De Ana D. a 19.11.2020 às 15:03

Adorei a foto!
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 19.11.2020 às 20:51

Já tem algum tempo :) é de águeda :)
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 20.11.2020 às 09:34

Eu sei. Gosto muito de Águeda! Boas recordações!
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 20.11.2020 às 18:40

Penso que os deste ano são brancos, pelo menos nos que vi. Saudades de lá ir também :)
Imagem de perfil

De Maribel Maia a 19.11.2020 às 15:26

Boa ideia...
Acho que os blogs são modas, como qualquer outra plataforma social... e está pouco na moda....
Feliz dia! Beijinhos
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 19.11.2020 às 20:54

acaba por ser isso. Não é trendy ter blogs. Bom fim de semana
Sem imagem de perfil

De Tintinaine a 19.11.2020 às 15:53

Também sou de amigos e familiares. dessa opinião. Tenho uma dúzia de blogs, cada um reservado ao seu tema, mas só 2 ou 3 vão sendo actualizados com frequência. Tenho conta no Facebook com perto de 5.000 amigos e criei um grupo que está quase a chegar aos 12.000 membros, mas isso não me faz feliz. O BLOG é como um diário, onde vamos deixando as nossas ideias, enquanto o Facebook é um autêntico caixote do lixo, onde despejamos aquilo que amanhã não lembraremos que nos passou pela cabeça. Salvam-se as fotos e a agenda de aniversários
Sem imagem de perfil

De Tintinaine a 19.11.2020 às 15:55

De vez em quando o computador prega-me esta partida, as palavras que escrevi no fim saltaram para o primeiro lugar, mas acho que dará para perceberem.
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 19.11.2020 às 20:57

Sim deu para perceber :)

Efetivamente acaba por ser um diário, tal como um manuscrito requer tempo, paciência e o feedback não é tão mensurável. Por isso noto que está a ser menos usado.
Imagem de perfil

De marta-omeucanto a 19.11.2020 às 16:01

Criar um blog todos podem criar com facilidade. Manter um blog activo durante meses ou, pior ainda, anos, é mais complicado. Publicar com regularidade, aumenta ainda mais a dificuldade e, por vezes, a preguiça, a falta de ideias, a falta de feedback, a falta de tempo, e o defraudar de eventuais expectativas que os autores pudessem ter quando criaram o blog, levam muitos a desistir.
Eu confesso que, por vezes, por achar que já não tenho nada de jeito para dizer, pensei em encerrar o meu blog. Mas, depois, vai sempre surgindo algum tema, alguma ideia, e a comunidade anfíbia também contribui em muito, para que me vá mantendo por cá.
Imagem de perfil

De Maria Araújo a 19.11.2020 às 20:32

Escreves muito bem, tens assuntos pertinentes e interessantes, deixa-te estar, Marta.
Nem sempre há tempo para ler blogues, e quando há, já passou algum tempo, há muito para ler, acabasse por ler os recentes.
Comigo acontece isto.
Continua.
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 19.11.2020 às 20:59

Concordo consigo Maria: encerrar não. Fica para a posteridade :)
Imagem de perfil

De Maria Araújo a 19.11.2020 às 20:33

desculpa

* acaba-se
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 19.11.2020 às 20:59

é verdade Marta, estou completamente de acordo quando dizes: "Criar um blog todos podem criar com facilidade. Manter um blog activo durante meses ou, pior ainda, anos, é mais complicado". É esse o desafio e o que leva muita gente a desistir. Dá trabalho.
Imagem de perfil

De amarquesademarvila a 19.11.2020 às 16:09

Eu cá gosto de blogues... mas contra mim falo... "ele" há alturas em que fico vários dias (Semanas? Meses?) sem escrever. Por vezes, é pelo que dizes, é um hobby que ocupa demasiado tempo, por outro a falta de interacção desanima-me...
Eu gosto de ler blogues, bem escritos, com temas que me interessam.

O Instagram... ora bem, eu passo lá muito tempo. Publico menos por lá do que por aqui. Confesso que o Instagram me dá uma preguiça bastante maior do que o blogue... gosto de lá estar, de ver o que por lá se passa, de comentar, botar "like", mas publicar... é uma seca gigante para mim! Detesto! É procurar fotografias, o meu blogue quase não tem imagens, é mais texto, é escrever num telemóvel... não gosto!
Acho que os blogues deviam ser mais dinâmicos, sim! Com uma interacção ao nível do Instagram, sem dúvida. E acho que assim cresceriam muito mais.

Mas este é um tema muito pertinente. Eu voto para que os blogues nunca acabem!
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 19.11.2020 às 21:03

Eu tbm concordo que os blogs ficam para o futuro. o instagram é muito mais intuitivo e "fácil" de cuscar. Uma simples dedo é suficiente. Em pouco tempo conseguimos ver logo uma série cusquices. Os blogs dão mais trabalho na leitura e sobretudo na alimentação de conteúdos. Requer tempo e paciência.

Acho que o sapo precisa mesmo deste improvement para se modernizar.
Imagem de perfil

De sweet a 19.11.2020 às 17:02

Não só vejo muitos blogs abandonados, mas sinto que há muito menos interacção na blogosfera do que quando comecei (precisamente por, entretanto, muitos bloggers terem migrado para o instagram e outras redes).

PS: Para acompanhar blogs de várias plataformas uso o Feedly :)
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 19.11.2020 às 21:05

Eu noto alguns e até de pessoas que vinham muito regularmente.

O Feedly? Nunca ouvi falar. Vou pesquisar...
Imagem de perfil

De imsilva a 19.11.2020 às 18:07

Como não tenho redes sociais, o blog é o meu grande hobby. Reparei que quem o seguir fica a conhecer-me bem, porque é uma espécie de diário. O que acontece de importante da minha vida vem para aqui. Por exemplo amanhã vou publicar uma história que escrevi com o meu neto.
Tenho dado por falta de muitos blogs que em nada faziam prever que deixariam de estar.
Espero que o mundo dos blogs continue, parece-me um mundo sincero.
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 19.11.2020 às 21:08

eu acho que é mais fácil obter a sinceridade dos autores nos blogs precisamente porque não há tanta pressão. São poucos os que dão a cara, havendo mais privacidade do que as redes sociais que geram tanta pressão. É verdade, acaba por ser uma espécie de diário, de desabafo e de partilha. é esse o encanto. Mas claro que dá trabalho, nem sempre temos tema para escrever ... e isso leva a algumas desistências.
Sem imagem de perfil

De Andreia Morais a 19.11.2020 às 19:56

Defendo muito essa ideia: o blogue pode ser um passatempo, mas continua a dar trabalho. E, atualmente, recebemos tantos estímulos, de várias plataformas, que tendemos a procurar o que é mais rápido, o que nos permite contactar com outro traço imediato. Embora também dê trabalho criar determinada fotografia, porque há questões nos bastidores que implicam o nosso compromisso, a verdade é que é mais célere do que escrever uma publicação fundamentada sobre determinado assunto.
No final, há sempre objetivos distintos e é por isso que acho que não se anulam; depende do que procuramos
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 19.11.2020 às 21:11

Confesso que foste tu quem me inspirou neste post pq tocaste neste tema e que achei bastante interessante. % de acordo contigo e o teu blog nota-se que tem muitas horas investidas pois tem textos de muita qualidade :)
Sem imagem de perfil

De Andreia Morais a 19.11.2020 às 21:17

Oww, obrigada *-*
Imagem de perfil

De Maria Araújo a 19.11.2020 às 20:52

Eu continuo a gostar de blogues, de ler e, sempre que posso, comentar.. Já de escrever nem sempre tenho assunto, ou se tenho, e não ligo o pc, acabo por desistir e/ou já não tem interesse, ou esqueci.
E se ando por cá ( várias foram as vezes que estive para apagar o blogue, ou passar a privado para ficar comigo para a vida toda e poder ler o que escrevi lá para trás),é porque sei que me arrependeria, então escreva ou não, mantenho-o ,embora seja um blogue pouco lido e visitado. Também já me preocupei com o número de comentários ou visitas, agora não me afecta.
Há uns anos, uma amiga soube por alguém que tinha um blogue, foi espreitar ( de quando em vez aparece, nunca comenta, diz-mo pessoalmente) disse-me que escrevo o que sou, como me conhece, da simplicidade das minhas coisas.
Foram as suas palavras o suficiente para deixar-me ficar.
Quanto ao instagram, uso-o apenas para fotografia e um ou outro comentário.
O FB, praticamente não uso.
Em relação ao seu, Último, acho que é uma pessoa que escreve bem, é objectivo e assertivo, escreve com simplicidade, como eu gosto...tal como a Marta Segão.
Uma boa noite.

Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 19.11.2020 às 21:17

Concordo plenamente. Os blogs acabam por ser uma espécie de diário onde expomos desabafos, partilhas e alegrias. Talvez devido a esta quebra de interação, a pressão não existe, o que nos dá simultaneamente mais espaço para sermos nós "próprios".
O blog da Maria é um exemplo de um blog de "gente real", onde a simplicidade, originalidade e realismo o tornam muito agradável de visitar e comentar. A propósito gosto muito das suas fotos da praia da Apúlia, sendo que nunca lá fui
Imagem de perfil

De Maria Araújo a 19.11.2020 às 22:24

Obrigada, Último.
Apúlia não fica muito longe de Famalicão.
As praias estão mais pequenas, mudaram muito nos últimos 30 anos, mas para lá dos Moinhos, vale a pena passear pela zona pedonal junto a estes, e na direcção de Ofir, fazer todo o pinhal a pé.
Ou fazer a beira-mar até Ofir, na maré baixa, e regressar ao ponto de partida, pelo pinhal.
Olhe que iria gostar.
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 19.11.2020 às 22:25

Acredito que sim! Gosto muito das fotos :)

Comentar post


Pág. 1/3



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog

Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.