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Jornalismo de conteúdos patrocinados

01.08.17

Vi este vídeo da jornalista Joana Latino em que a boca fugiu-lhe para a verdade sobre os "conteúdos patrocinados" não identificados.

Vejam por favor o minuto 14:39 ao 15:19.

 

Diz a jornalista que a RedBull não achou piada à peça jornalistíca da SIC do evento patrocinado pela marca nos Açores (Cliff Diving) no ano passado e "insisitiu" (estou a citar) para que fosse a Joana Latino a fazer a notícia.

 

Mas então ela vai fazer uma "notícia" ou um "conteúdo patrocinado"?

É a RedBull quem manda na redação da SIC para dizer quem vai ou quem não vai?

A RedBull até pode escolher e pagar a viagem aos Açores, mas para isso tem de estar identificado que a marca assim o fez. Será que vai estar?

 

Curiosamente, já há tempos tinha questionado as opções editoriais e a falta de crítica no Visão Sete, pois não havia nada que identificasse que fosse publicidade.

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publicado às 19:59


2 comentários

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De Robinson Kanes a 01.08.2017 às 22:34

Não conheço a jornalista.

No entanto, o jornalismo atravessa uma crise profunda em que já não está sujeito a esta ou àquela pressão sendo somente um produto que está à venda e disponível para satisfazer a vontade de quem o quiser comprar. Uma ressalva: ainda há bom jornalismo!

É imperial separar o que é publicidade do que não é! Em Portugal os telejornais por exemplo, mais de metade do tempo passam "publicidade", veja-se pela duração dos mesmos. Em outros países o jornal da noite chega a demorar 15m!!! MAs também acontece nos jornais, nos websites e até aqui o Sapo entra.

Percebo que todos têm de sobreviver, mas as regras têm de existir e saber separar o que é notícia do que não é!

De resto é a comunicação a funcionar, não vejo mal em que uma organização faça chegar os seus intentos aos media...
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De O ultimo fecha a porta a 01.08.2017 às 22:53

é isso. eu não critico a publicidade, critico é ela não estar identificada. Como pode ser um público crítico, se há enviesamento da suposta informação?

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