Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Hoje soubemos que um familiar num lar em Gaia acusou COVID-19.
Estamos preocupados naturalmente.
Dámos por nós a pensar se estes testes, que a CM Gaia, proativamente efetuou, não deveriam ter ocorrido há mais tempo. Há muitas críticas de responsáveis de lares (legais) portugueses quanto ao timing dos testes. Se tivessem sido feito há mais tempo, não se teria conseguido salvar o seu bem estar físico, já para não falar de vidas?
Como já referi aqui e aqui, acho a geração mais velha muito negligenciada pela mais nova, a menos que interesse o dinheiro da reforma e de quem tem a opção e vontade de ser cuidador informal (seja por missão, pena, bondade - sim ela também existe!).
Falando nos lares ilegais, quantos idosos já não poderão ter sido afetados e escondidos pelos seus proprietários com medo que a sua ilegalidade e falta de condições seja descoberta?
A situação nos lares clandestinos é comparável à corrupção nas cartas de condução: toda a gente sabe da ilegalidade mas fecha-se os olhos.
A gravidade é maior quando mete violência e maus tratos. Pessoas sem escrúpulas que agridem os mais velhos que lhes pagam os salários como aconteceu nas "legais" Santas Casa da Misericódia de Ponta Delgada e Valpaços.
Questões que nos fazem refletir.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.