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Lembram-se do Wannacry?

23.10.19

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Em 2017, postei sobre o Wannacry, o primeiro ataque informação global em grande escala.

 

Ontem também não tive internet à noite devido ao apagão das operadoras. Já com a situação normalizada, não foi anunciada publicamente a causa da falha. Este silêncio é preocupante... Sabotagem? Falha operacional, entenda-se incompetência/bloqueio do sistema? Hackers? Controlos internos que não funcionaram?

Por algum motivo a  Vodafone a NOS estão em silêncio.

 

Recupero o artigo que escrevi em 2017 porque continua atual: 

"Esta fragilidade deve servir de alerta, pois a crescente digitalização da economia e utilização de app's, emails e afins traz novos riscos que as instituições têm de estar preparadas. Estava ler este post em que refere que quem está por detrás deste ataque não quer "só" fazer estragos. Quer obter informações pessoais e confidenciais para fins ilícitos.

Espero que esta forma de "terrorismo" seja extinta e que este "apagão" ocorrido hoje sirva de lição para se melhorar e se evite que a sociedade seja vítima da sua própria evolução."

 

Contudo, será maldoso pensar que estes ataques fomentam a própria industria da Cybersegurança?

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publicado às 21:50


24 comentários

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De Magui Ferreira a 23.10.2019 às 22:14

Não me apercebi de nada, tive sempre Internet.
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De MJP a 23.10.2019 às 22:17

Infelizmente, são os riscos inerentes ao "progresso"! :(
Boa noite!*
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De O ultimo fecha a porta a 23.10.2019 às 22:20

Tudo tem os seus prós e contras, como tudo. Há que os contornar e sobretudo saber quais são e agir preventivamente.
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De Sofia a 23.10.2019 às 23:13

Eu fui afectada no tlm pela Nos e à noite pela Vodafone.
Fiquei sem net.
.
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De O ultimo fecha a porta a 23.10.2019 às 23:18

pois, ontem à noite foi um detox forçado de internet. Não tive.
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De João Silva a 23.10.2019 às 23:30

Não acho que seja maldoso, acho pertinente, porque para teres vendas com novas defesas, precisas de novos ataques. Têm de vir de algum lado. É tudo um círculo e um circuito.
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De Maki a 23.10.2019 às 23:50

Também fiquei fascinada por se falar pouco disto, especialmente numa altura em que existe tanta necessidade de estarmos conectados e com tantas informações criticas que estão armazenadas online...
Assusta-me que o blackout tenha acontecido na nos e na vodafone, porque me cheira que essas empresas tem uma segurança bem mais apertada que vários hospitais publicos, e ate mesmo privados...
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De O ultimo fecha a porta a 27.10.2019 às 16:58

não percebo silêncio. se foi um erro, acontece e assume-se. agora, o silêncio ...
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De Pedro Coimbra a 24.10.2019 às 03:26

Por aqui nada de anormal...
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De Cláudia a 24.10.2019 às 09:26

Eu não sou dessas operadoras, tudo tranquilo, mas sim, foi muito estranho ninguém dizer nada.
E vão "oferecer" 2G de net, portanto..... ninguém vai questionar.

Beijocas
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De Luísa de Sousa a 24.10.2019 às 12:30

Aqui na minha Ilha rodeada pelo Oceano Atlântico não nos apercebemos de nada!!
Beijinhos
Feliz Dia
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De sandra sofia a 24.10.2019 às 12:40

Eu tenho a internet boa,por enquanto,mas já em relação à televisão,é ao contrário,tenho televisão no meu quarto,por enquanto,mas a da sala já deu alguns problemas,é a televisão que se vê mais e foi logo a que ficou afectada,eu liguei para a Meo para resolverem o problema e tem que cá vir o técnico na segunda-feira que vem!! Se ficarmos sem televisão na sala,o que temos que fazer é ouvir música através da rádio,o problema é que algumas rádios que conheço,aos fins-de-semana, dão futebol,o que é imensamente chato!! A televisão da sala está boa,por enquanto,mas se ela falha de novo,estamos bem lixados,infelizmente!! De qualquer maneira,espero que isto se ultrapasse o mais rapidamente possível e que tenhamos uma feliz continuação de semana!! Muitos beijinhos!!
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De Andy Bloig a 24.10.2019 às 12:52

O que se passou foi o mesmo que aconteceu à MEO há 2 meses atrás: mudanças nos servidores DNS (aqueles que identificam os dispositivos e endereços) que alteraram a vertente IPV4 para IPV6. Com essa alteração, os servidores backbone (os servidores de 500gbs) perderam a ligação a esses serviços, portanto, apps, routers, boxs, browsers e tudo o que precise de um intermediário, deixou de funcionar. A ligação existia, o problema é que o router/box/telemóvel, deixaram de saber o que estavam a fazer.
Quem alterou os servidores DNS para os generalistas, não teve problemas, nos computadores (nos telemóveis é bastante mais complicado, pois exige apps externas), quem tinha os base, ficou sem ligação. (No caso das boxs e routers, qualquer aparelho deixou de saber procurar os endereços.)
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De O ultimo fecha a porta a 27.10.2019 às 16:31

Parece que atingiu NOS e Vodafone em grande escala. no dia seguinte vi no telejornal que não se sabia (ou não tinha sido dito publicamente) a causa. se foi só isso porque n disseram logo?
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De Andy Bloig a 27.10.2019 às 18:56

Se dissessem (a MEO disse que foram "problemas técnicos com configurações"), era assumir que não fizeram uma transição, algo que há 2 anos que tem estado a acontecer, aos mais variados níveis.
Já aconteceu o mesmo em vários países europeus (no caso da Vodafone já aconteceu a nível europeu, quando os servidores da Islândia deixaram de aceitar ligações do 4, resolvido com passarem os dados para os servidores da Finlândia), pois é preciso actualizar a estrutura, desde os servidores, modems e equipamentos. Os routers de 2014 para trás, não tem a possibilidade de usar a versão 6, ainda existem centenas de milhões deles em uso. Necessitam de fazer uma outra ligação, antes de usarem os serviços DNS e de rede externa, se o router fica à espera de resposta, quando não está activa, não liga à rede. Com o aumento de dispositivos, já muitos serviços deixaram as ligações "10000 milhões", agora estão a desligá-las para ser tudo pela nova possibilidade (10000000 milhões), que deverá durar até 2026/2030. É parecido com o que aconteceu com a rede analógica de televisão e o que querem fazer com a rádio.

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