Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Mais uma xico espertice

16.11.19

Capturar.PNG

Esta semana uma notícia chamou-me a atenção. Ao clicar, constatei que era exclusiva para assinantes.

Procurei no Google News a notícia e o site do jornal concorrente tinha a conteúdo da notícia resumido numa notícia aberta.

Fiquei a pensar nisso.

 

O modelo de negócio dos jornais digitais depende muito das assinaturas e dos cliques.

Se no caso das assinaturas existe esta espécie de concorrência desleal, põe em causa o negócio de cada um e da industria como um todo. Não me parece nada ética, ainda que refira a fonte e que é um "conteúdo pago". Ora bolas, se um coloca o acesso pago para passado uma hora já ter o concorrente a pôr aberto a resumir a notícia, não faz sentido.

Quanto aos cliques, já critiquei várias vezes a estratégia do clickbait: títulos imprecisos ou inconclusivos para levar o leitor a clicar, muitas vezes saindo as suas expetativas defraudadas. Tudo para mostrar o nº de visitas e pageviews aos anunciantes.

 

Porém, não é só nos medias que esta "xico espertice" acontece. Em muitas outras coisas, uns tentam ficar com o mérito e destruir o outro.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 17:31


17 comentários

Imagem de perfil

De cheia a 16.11.2019 às 17:49

Faz parte do nosso ADN!
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 16.11.2019 às 18:54

é nos jornais e em muitas outras coisas. Se fosse chão que desse uvas, já estavam alinhadinhos.
Imagem de perfil

De Sarin a 16.11.2019 às 18:09

O jornalismo definha. Os jornais também.
Claro que prefiro ter a informação graciosamente - mas sei que, sem financiamento, terei cada vez mais sensação e menos informação. E portanto escolho pagar. No entanto, os jornais ainda não flexibilizam as assinaturas - não me apetece contratar o mesmo jornal durante todo o ano, pelo menos enquanto continuarem a noticiar "segundo o jornal de tal".

Não flexibilizam as assinaturas, não se adaptam... deixam de contar como fonte de informação.

Não te parece nada ético que um jornal publique em canal aberto o que outro, responsável pela notícia, publica em canal pago. Duas observações: 1. A maior parte dos jornais perdeu a noção de ética (e de deontologia) há muitos anos; 2. Essa é uma guerra de audiências que nada tem a ver connosco mas com o "dumping" que alguns grupos estão nitidamente a tentar fazer. A ERC, benzam-na os deuses, está atenta a coisa nenhuma, e a ASAE não se chateará com violações que tais porque, enfim, o jornalismo usou tanto do conceito de "liberdade de expressão" para violar o segredo de justiça sem que nada acontecesse que, agora que vai provando o próprio veneno, lhe deseja bom apetite.
Imagem de perfil

De Sarin a 16.11.2019 às 18:10

"liberdade de imprensa", não de expressão
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 16.11.2019 às 18:50

A partir deste mês ou de Outubro, o Sapo já permite comprar notícias avulsos. Chama-se "Sapo Prime" e está na home page. Mas enquanto houver esta concorrência desleal, corre-se o risco de algum outro site de noticias que vive do clique copiar e colar a noticia disponilizando-a gratuitamente.
Imagem de perfil

De Sarin a 16.11.2019 às 19:13

Sim, o Sapo Prime explora essa possibilidade. A venda de notícias avulso tem todo o sentido para reportagens de fundo, mas para notícias de actualidade, diárias, faria sentido vender o acesso diário ou semanal - as notícias tipo telegrama poderiam continuar gratuitas, mas as notícias "a sério" - aquelas que apresentam dados, que respondem ao quem-quando-como-o quê-porquê e não aparecem prenhes de opinião - seriam compradas no jornal que as gerou, o contrato impedindo a sua cópia ou divulgação integral durante x dias. À conta da liberdade de imprensa usurpa-se muito trabalho intelectual. [e é por entender que as notícias devem ser pagas que defendo dever o Estado suportar um serviço noticioso em canal aberto que não deve estar sob a alçada do Governo]

Estou cansada de começar a ler uma notícia e tropeçar no sacrossanto "segundo uma notícia publicada no" - bolas, isso é bom para nós, que não somos jornalistas e que opinamos de borla! :))))
Imagem de perfil

De Maria a 16.11.2019 às 19:22

Esta cambada está em todo o lado. Ha sempre um esperto à espreita

Um bom fim -de- semana.
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 16.11.2019 às 19:37

Sem dúvida. este é só mais um exemplo. Mas se fosse chão que desse uvas já estariam alinhados.
Imagem de perfil

De Rute Justino a 16.11.2019 às 20:20

Em todos os lados existe um xico esperto
Sem imagem de perfil

De Andreia Morais a 16.11.2019 às 21:38

Esta xico espertice tira-me do sério -.-
Sem imagem de perfil

De Cláudia a 17.11.2019 às 10:31

Já da outra vez vi isso, já não me lembro que jornal era, mas a notícia era importante... mas depois estava bloqueada. Era só para assinantes...

Beijocas
Sem imagem de perfil

De C.C. a 17.11.2019 às 17:25

Verdade!
E do teu texto vou focar-me principalmente nos títulos sensacionalistas que nos levam a clicar para ler o desenrolar do assunto! É frustrante percebermos que aquilo nada mais foi do que obrigar-nos a clicar para depois percebermos que o titulo nada tem a ver com o assunto final!
Já eliminei muitas páginas de facebook às custas disso!
Grande abraço e bom resto de domingo!
Imagem de perfil

De Luísa de Sousa a 17.11.2019 às 20:54

Quanta "xico espertice" existe ......

Beijinhos
Resto de um Bom Domingo!
Imagem de perfil

De HD a 17.11.2019 às 22:18

Daqui pouco não saberemos se o conteúdo é exclusivo para quem paga ou para quem mais tem de o procurar... :-\
Sem imagem de perfil

De Magui Ferreira a 17.11.2019 às 22:58

Não sou fã de jornais digitais.

Comentar post


Pág. 1/2



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog

Arquivo

  1. 2025
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2024
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2023
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2022
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2021
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2020
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2019
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2018
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2017
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2016
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2015
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.