Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



O algoritmo das reservas online

19.06.21

vintage.jpeg

No fim de semana passado, estive a planear as minhas férias "grandes".

Passear, conhecer cidades e fazer turismo é das coisas que mais valorizo e para as quais poupo durante o ano. Sem vacina e com a incerteza do Covid, cercas sanitárias, testes e afins, irei optar por mais uma vez  ir para fora cá dentro. Apesar de tudo é menos arriscado.

Este ano irei optar pelo Algarve, esperando que haja poucos ingleses e com preços mais em conta do que no passado, que estavam muito empolados. Quero conhecer o Algarve menos turísticos e conhecer praias e cidades além de Albufeira e Praia da Rocha 

 

Num dos hotéis que pesquisei aconteceu uma coisa curiosa que gostava de partilhar.

 

Já tinha feito isso no passado e parece cada vez a realidade: o booking.com é o melhor site para procurar alojamento numa determinada localidade, mas o site do hotel é o melhor reservar. Todos os hotéis que vi, tinham site que permitem reservar diretamente e oferecem um desconto de em média 10% face ao valor da plataforma internacional.

Como quero ir a várias cidades algarvias (obrigado MJP pelas sugestões), num dos hotéis aconteceu algo curioso. Ao colocar as datas no site, o preço aparecia com uma campanha sobre o preço de tabela (o do booking.com, normal, portanto). Fui para outro separador e quando voltei para confirmar a marcação, o algoritmo deu a seguinte mensagem: "Não queremos que desista do nosso hotel. Damos-lhe 15% de desconto".

Incrível a negociata que a Inteligência Artificial dos preços online faz... à qual a minha visita efetivamente se converteu em compra. E assim poupei mais uns Euros.

 

Dos alojamentos que reservei, preço por preço, optei por portugueses e este menino da foto que foi herdado do meu avô e deve ter mais anos que eu vai connosco no carro.

E já agora, se tiverem sugestões no Algarve de visitas e restaurantes, agradeço a partilha para ir planeando 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 18:56


32 comentários

Imagem de perfil

De MJP a 19.06.2021 às 19:42

Sempre às ordens!
Bom fim-de-semana!
Cuida-te!
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 19.06.2021 às 19:46

Obrigado. Possivelmente mais em cima ainda recorrerei à mais dicas
Imagem de perfil

De infp a 19.06.2021 às 20:54

como ex agente de reservas em diversos hotéis aconselho sempre a marcar directamente com o hotel. nem sempre acontece e muitos não igualam o preço de sites como a booking.com mas nem que se telefone!! mais vale uma venda directa que pagar comissões a esses sites
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 19.06.2021 às 21:16

Marquei diretamente no site dos hotéis e em todos eles tinham -10 a 15% de desconto. Porém, na pesquisa havia um hotel em que booking fazia um preço igual ao do site com as letras laranja. Referia um operador mas era uma reserva sem cancelamento. Ou seja, preço por preço mais valia reservar no hotel que tinha cancelamento previsto
Imagem de perfil

De cheia a 19.06.2021 às 21:39

Há o Algarve do litoral e o do interior, tudo depende do que queremos ver.
Bom fim-de-semana!
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 20.06.2021 às 16:00

vou querer ao menos confuso . Interior:)
Imagem de perfil

De Tri a 20.06.2021 às 00:30

Eu já aprendi, há uns anos, a reservar sempre directamente com o hotel, assim tenho a sorte de me fazerem um desconto (quanto mais não seja, o equivalente à taxa que iriam pagar ao booking) mas nunca tive a sorte de me aparecer um desconto extra para não desistir.
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 20.06.2021 às 15:58

eheheh pode ser uma estratégia recente. foi a primeira vez.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 22.06.2021 às 12:55

Não querem falar também no algoritmo dos destaques?
Não será também uma estratégia?
Imagem de perfil

De Nala a 20.06.2021 às 11:27

Os algoritmos são incríveis... Agora já aprendi mas fui muitas vezes "enrolada" com os preços dos voos.
Um grande beijinho
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 20.06.2021 às 15:57

esses são outros que tal. Na primeira visita são a um preço, na 2ª já aumentam. Vêm que o consumidor tem interesse então carregam.
Nos comboios italianos aconteceu o mesmo numa viagem nas férias que fiz em Itália. Custou logo mais 2 euros por pessoa de um minuto para o outro.
Sem imagem de perfil

De Janita a 20.06.2021 às 18:26

Como não tenhoa nada a crescentar ao tema em debate: os algoritmos e o aproveitamento online, cdntro a minha atenção no guarda-sol.nessa beleza
A Tshirt dispenso, mas os olhos ficaram-me nessa beleza que ninguém diria ter já estado envolta em teias de aranha...

Bom resto deste domingo tristonho, cinzento e chuvoso.

Abraço.
Sem imagem de perfil

De Janita a 20.06.2021 às 18:28

Oh, Último... desculpa tanta palavra assassinada.
Será possível? Ia jurar ter lido antes de publicar...
Perfil Facebook

De Pedro Coimbra a 21.06.2021 às 03:28

Marco sempre directamente.
Procuramos informação dos hotéis e marcamos directamente.
Abraço, boa semana
Imagem de perfil

De m-M a 21.06.2021 às 12:54

Não bem "inteligência artificial", são campanhas bem estudadas e planeadas, palavra de quem sabe.
Quanto ao Booking, essa dica já eu a partilhei pré-Covid, mas o pessoal ainda se deixa levar muito pelas falsas campanhas do "reserve diretamente" e do "melhor preço garantido".

Aprendizagens a cada experiência!

Espero que consigas as férias que procuras, e ao melhor preços possível.
Sem imagem de perfil

De Claudia a 21.06.2021 às 13:00

Nós este ano deve ser igual, mas para Norte.
Mas com o contratempo deste fim-de-semana, já não digo nada.

Beijocas
Imagem de perfil

De José da Xã a 21.06.2021 às 22:22

Uma técnica usada para o Algarve é entrares no restaurante a falar inglês e depois pedes a conta em português.
Eles não gostam mas também não te enganam!

Comentar post


Pág. 1/2



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.