Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



O Metro de Lisboa - experiências

28.08.18

Metro_Lissabon_logo.svg.png

Nestes dias tive que ir Lisboa. Aproveitei as compras antecipadas da CP e paguei apenas 19 €, ida e volta. A viagem correu sem atrasos e supressões.

 

Em Lisboa, andei de metro e deixo algumas impressões

- Tenho uma má impressão do Metro de Lisboa.

Recupero que escrevi em Abril de 2017. Nessa altura, vi um jovem com aspeto de "guna" a forçar a barreira de saída do Metro e o segurança (velhote e a franzino) mesmo à frente, olhou convenientemente para o lado. Parece que o papel do segurança, não é "segurar" nada, mas sim orientar os turistas.

 

- Na Estação de Metro do Oriente, havia cinco pontos de venda automáticos de bilhetes, mas apenas 3 estavam a funcionar.

Não se percebe como uma empresa pública pode ter um serviço sem manutenção em plena mês de Agosto e numa estação tão concorrida.

 

Os cartões Viva.

Mais um cartão. Continuo com a mesma crítica: não percebo porque razão só tem a validade de um ano.

Outra coisa que não percebo é não se poder usar o cartão da CP! Porque não simplificar e criar um único cartão para CP, Carris, Metro do Porto, STCP e outros públicos?

Todos ganhavam: os utentes com menos cartões e menos custos e as empresas com menos software e base de dados.

 

- O NIF na fatura

Dado que em 2018, o IVA dos passes dos transportes públicos são dedutíveis para efeitos de IRS, releva colocar o NIF na fatura.

No metro de Lisboa, já é possível de forma simples colocar o NIF. No final do carregamento, o ecrã questiona a pessoa se quer nº de contribuinte. É muito prático (embora devesse ser questionado ao utente se quer logo associar o NIF no momento da compra do cartão, à semelhança do cartão Continente e do Pingo Doce, podendo este em cada comprar colocar o prédefinido ou outro ou nenhum. Era mais rápido no dia a dia).

O sistema que a CP e a Metro do Porto está a usar, não lembra a ninguém. Extremamente complexa e desincentivador ao pedido da mesma.

 

P.S.: Vou dar esta sugestão para o email do Simplex. Vamos ver se ao menos respondem.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 18:03


34 comentários

Imagem de perfil

De #RapazSecreto a 28.08.2018 às 18:13

Há de melhorar, certo? Devemos é sempre fazer a nossa opinião chegar, caso contrário, nada muda.
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 28.08.2018 às 20:05

Espero que sim. Vamos ver se ao menos respondem...
Imagem de perfil

De Marta Elle a 28.08.2018 às 18:21

Concordo com tudo o que dizes e acrescento que prefiro comprar/recarregar o cartão do metro num guichet, onde sou atendida por um ser humano, do que usar as máquinas. Podia haver ambas as coisas em vez de apenas máquinas de venda automática.
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 28.08.2018 às 20:03

A fila do Parque das Nações era bem longa. A maioria turistas que não devem perceber como funcionam as máquinas.
Se houver essa possibilidade é melhor.
Imagem de perfil

De HD a 28.08.2018 às 20:50

Pois, um cartão devia chegar para todo o tipo de transportes... :\
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 28.08.2018 às 22:14

Acho que ia simplificar muito ao cidadão, ao Estado e às nossas carteiras.
Imagem de perfil

De omeumaiorsonho a 28.08.2018 às 21:48

Ainda bem que não necessito andar de transportes.
Aqui é tudo calmo e tranquilo
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 28.08.2018 às 23:17

Quando vou a Lisboa prefiro sempre os transportes públicos para não ter stress de estacionamento, trânsito, parquímetros ... reboques.
Perfil Facebook

De Magui Ferreira a 28.08.2018 às 22:20

Viver na província tem algumas vantagens, nomeadamente não necessitar de andar nesses transportes.
Nem me lembro há quantos anos andei no metro em Lisboa.
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 28.08.2018 às 23:17

Quando vou a Lisboa prefiro sempre os transportes públicos para não ter stress de estacionamento, trânsito, parquímetros ... reboques.
Imagem de perfil

De cheia a 28.08.2018 às 22:25

Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura. Era preciso e que todos fizéssemos como tu: reclamar.
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 28.08.2018 às 23:16

neste caso foi mais sugerir. Fiz a minha intervenção cívica...
Imagem de perfil

De Ana B. a 29.08.2018 às 01:14

Não posso falar muito por Lisboa mas no Porto vejo muita coisa sem lógica a acontecer. O problema é sentir que de facto as nossas "sugestões" são levadas em conta.
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 29.08.2018 às 21:55

Vamos ver se respondem. Até agora nada...
Sem imagem de perfil

De Pedro Coimbra a 29.08.2018 às 03:22

O Metro de Lisboa pode ter defeitos mas circula e serve a população.
O daqui (Metro de superfície) é uma obra de Santa Engrácia que se arrasta há anos, sem fim à vista, que consumiu biliões, sem que ninguém seja responsabilizado pelos constantes atrasos e derrapagens orçamentais.
Sem imagem de perfil

De Cláudia a 29.08.2018 às 08:20

Dá vontade de dizer, bem vindo a Lisboa =P
É tudo verdade. Mas olha que acho que cada vez está a piorar mais.

Beijocas
Imagem de perfil

De green.eyes a 29.08.2018 às 10:18

Eu quando lá vou, procuro sempre uma cabine com funcionário, ai digo o que quero e não necessito de estar a moer a minha cabecinha com as máquinas. Até porque quando o cartão está a atingir 1 ano eles podem passar o saldo do cartão velho para o novo, "coisa" que nas maquinas não consegues fazer ...
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 29.08.2018 às 21:38

A fila do Parque das Nações era bem longa. A maioria turistas que não devem perceber como funcionam as máquinas.
Se houver essa possibilidade é melhor. O reporte do dinheiro tb faz sentido!

Comentar post


Pág. 1/2



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D

Blogs Portugal