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O Metro de Lisboa - experiências

28.08.18

Metro_Lissabon_logo.svg.png

Nestes dias tive que ir Lisboa. Aproveitei as compras antecipadas da CP e paguei apenas 19 €, ida e volta. A viagem correu sem atrasos e supressões.

 

Em Lisboa, andei de metro e deixo algumas impressões

- Tenho uma má impressão do Metro de Lisboa.

Recupero que escrevi em Abril de 2017. Nessa altura, vi um jovem com aspeto de "guna" a forçar a barreira de saída do Metro e o segurança (velhote e a franzino) mesmo à frente, olhou convenientemente para o lado. Parece que o papel do segurança, não é "segurar" nada, mas sim orientar os turistas.

 

- Na Estação de Metro do Oriente, havia cinco pontos de venda automáticos de bilhetes, mas apenas 3 estavam a funcionar.

Não se percebe como uma empresa pública pode ter um serviço sem manutenção em plena mês de Agosto e numa estação tão concorrida.

 

Os cartões Viva.

Mais um cartão. Continuo com a mesma crítica: não percebo porque razão só tem a validade de um ano.

Outra coisa que não percebo é não se poder usar o cartão da CP! Porque não simplificar e criar um único cartão para CP, Carris, Metro do Porto, STCP e outros públicos?

Todos ganhavam: os utentes com menos cartões e menos custos e as empresas com menos software e base de dados.

 

- O NIF na fatura

Dado que em 2018, o IVA dos passes dos transportes públicos são dedutíveis para efeitos de IRS, releva colocar o NIF na fatura.

No metro de Lisboa, já é possível de forma simples colocar o NIF. No final do carregamento, o ecrã questiona a pessoa se quer nº de contribuinte. É muito prático (embora devesse ser questionado ao utente se quer logo associar o NIF no momento da compra do cartão, à semelhança do cartão Continente e do Pingo Doce, podendo este em cada comprar colocar o prédefinido ou outro ou nenhum. Era mais rápido no dia a dia).

O sistema que a CP e a Metro do Porto está a usar, não lembra a ninguém. Extremamente complexa e desincentivador ao pedido da mesma.

 

P.S.: Vou dar esta sugestão para o email do Simplex. Vamos ver se ao menos respondem.

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publicado às 18:03


3 comentários

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De Andy Bloig a 29.08.2018 às 18:03

As máquinas é normal serem avariadas... se alguma vez fores ao Colombo- colégio militar - estádio da Luz, vais ver uma fila de 8 máquinas e mais 4 de lado. Poucas vezes estão todas operacionais, pois alguém dá cabo da entrada das notas, coloca lá uma moeda de plástico ou pastilha elástica e a máquina fica avariada. Em Sete-rios acontece o mesmo (as máquinas da CP e Fertagus que estão no andar térreo nunca tem esse problema... as que estão na cave é que sofrem).
Quando compras o cartão e carregas dinheiro-bilhetes, ele pergunta se queres o NIF. A partir daí, sempre que uses esse cartão, ao seleccionares que queres o NIF, ele já o tem associado. É só carregares no OK. (Até nem devia voltar a perguntar... só que os cartões podem ser partilhados e outra pessoa querer colocar o NIF deles).
O maior problema é mesmo quando são viagens em vários transportes. Nalguns casos o Zapping é mais proveitoso, noutros fica mais barato comprar o bilhete individual... se se tiver, pelo menos, 1 cêntimo no cartão, já é preciso comprar outro.
O Lisboa Viva (cartão do passe) já funciona como dizes (creio que no Porto não dá que o Navegante é de outra empresa). Só que pagar 10 euros pelo cartão que dura 4 anos, fica muito mais caro do que os cartões. Já enviei, várias vezes, a ideia do cartão renovar por 12 meses de cada vez que fosse carregado, dizem sempre que não é prático.
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De O ultimo fecha a porta a 29.08.2018 às 21:24

Não sabia que ficava associado automaticamente. tanto melhor.

Eu carreguei o bilhete diario e deu para a Carris, eletrico e Metro (no dia seguinte). Pena que seja só para Lisboa e não se aplique à CP, nem no Porto
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De Andy Bloig a 29.08.2018 às 21:35

Para viagens num só dia, em Lisboa, o bilhete diário é económico.
Para a CP há uma versão do diário (creio que custa 9 euros) que dá para toda a linha de Sintra, Cascais e uma outra, que não me lembro.
Depois de registares o NIF, até ao fim da vida útil do cartão (12 meses após a compra) esse cartão tem o NIF associado em todos os carregamentos.

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