Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Felizmente conseguiu contrariar a crítica que os Queen lhes deu.
A rádio tem sido dos meios de comunicação que tem sobrevivido ao avanço tecnológico, sendo em grande parte devido à companhia que faz às pessoas nas viagens de carro. Mas... cada vez mais monopolizada.
Soube-se se adaptar à internet, às redes sociais e cada vez mais a produtos/parcerias adicionais. Lembro-me das parcerias com festivais de músicas, os diretos e os espectáculos da Comercial com os seus próprios animadores.
Para tal tem contribuído a concentração nos grandes grupos como Media Capital, a Igreja, Estado e a Global Notícias (TSF), que conseguem outra robustez financeira, mas também menos diversidade.
As rádios locais, por sua vez, são cada vez menos. Apesar do seu papel importantíssimo na descentralização, nas notícias e protagonistas regionais, até na publicidade à mercearia e ao talho local, têm vindo a perder influência e capacidade de geração de receitas. Têm sido engolidas pelas rádios nacionais. Penso que as exceções são a rádio Festival (que tem um festival de fado que lhe dá projecção) e a Nova Era (tem parceria com a EDP/Galp nas festas de Verão).
Sempre que vou no carro costumo ligar a rádio. Gosto de ouvir as notícias, a música, a companhia, mas dispensava a publicidade.
As 6 que tenho gravadas são: 1- M80; 2- Antena 1; 3- Jornal FM; 4- RFM; 5- Comercial e 6- TSF
Geralmente oiço a Jornal FM, precisamente por ter mais música que publicidade.
A segunda opção Rádio Comercial, mas não tenho paciência para o excesso de publicidade, rubricas e alguma vaidade dos animadores da manhã.
Por isso, faço zapping para a RFM, que tem uma animadora a quem já ouvi falhas muito graves de cultural geral e as músicas são sempre as mesmas, ou para a Antena 1 (costumo ouvi a rubrica Um dia no Mundo). Quanto aos relatos, gosto muito do estilo do narrador nortenho da TSF. Humor, gosto da Susana Romana (M80) mas muitas vezes esqueço-me de sintonizar :)
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.