Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
No passado domingo vi o documentário que toda a gente fala. Demonstra por 1+1=2 o impacto que as redes sociais (Facebook/Instagram ...) têm nas nossas vidas e como é que elas ganham dinheiro com os nossos dados e utilização.
Não tem propriamente novidades, mas fica de forma clara e evidente o modelo de negócio, como os algoritmos funcionam e sobretudo como nos controlam e obrigam a ficar mais tempo nas aplicações.
Conseguimo-nos rever perfeitamente nas situações descritas e o que fazem para aumentar o nosso tempo de permanência nas redes, identificação de gostos e exposição a publicidade:
- Quando fazemos uma pesquisa no google (ou até quando falamos num tema junto ao telemóvel), aparecem logo imensos anúncios relacionados com o tema
- As notificações que nos lembram de determinada página
- As notificações que nos dizem que determinada pessoa postou algo novo e já não o fazia há algum tempo.
- o scroll que está sempre a refrescar coisas diferentes quando vamos para o início.
- as stories que são a melhor invenção para colocar publicidade no meio
- ...
Mostra também como estamos dependentes das redes sociais, da manipulação das nossas vidas e das dificuldades em desligar.
Um alerta que nos permite ter consciência do que como afeta as nossas vidas sem darmos por ela.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.