Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Social dilemma

07.10.20

social-dilemma.jpg

No passado domingo vi o documentário que toda a gente fala. Demonstra por 1+1=2 o impacto que as redes sociais (Facebook/Instagram ...) têm nas nossas vidas e como é que elas ganham dinheiro com os nossos dados e utilização.

Não tem propriamente novidades, mas fica de forma clara e evidente o modelo de negócio, como os algoritmos funcionam e sobretudo como nos controlam e obrigam a ficar mais tempo nas aplicações.

 

Conseguimo-nos rever perfeitamente nas situações descritas e o que fazem para aumentar o nosso tempo de permanência nas redes, identificação de gostos e exposição a publicidade:

- Quando fazemos uma pesquisa no google (ou até quando falamos num tema junto ao telemóvel), aparecem logo imensos anúncios relacionados com o tema

- As notificações que nos lembram de determinada página

- As notificações que nos dizem que determinada pessoa postou algo novo e já não o fazia há algum tempo.

- o scroll que está sempre a refrescar coisas diferentes quando vamos para o início.

- as stories que são a melhor invenção para colocar publicidade no meio

- ...

 

Mostra também como estamos dependentes das redes sociais, da manipulação das nossas vidas e das dificuldades em desligar.

Um alerta que nos permite ter consciência do que como afeta as nossas vidas sem darmos por ela.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:21


27 comentários

Imagem de perfil

De João Silva a 07.10.2020 às 12:46

O mal já se sabia existente, agora foi exposto, cabe-nos zelar pelo que é melhor para nós. Ainda não vi o dito e não fazia ideia da sua existência. Engraçado isso ser lançado numa plataforma que, à sua maneira, também arranja coisas para nos prender. 😉
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 10.10.2020 às 22:13

acaba por ser irónico sim :) acho que não te vais arrepender se o vires.
Imagem de perfil

De imsilva a 07.10.2020 às 18:22

Será que alguém vai mudar alguma coisa na sua vida?
Deveria, mas não sei se vai.
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 12.10.2020 às 21:58

Tbm acho que não. amanhã vemos outro filme ou série e esquecemos.
Sem imagem de perfil

De Andreia Morais a 07.10.2020 às 19:38

Ainda não vi o documentário, mas está na lista!
Imagem de perfil

De Maria Araújo a 07.10.2020 às 19:40

Fiz uma encomenda online, e onde quer que eu entra, aparece os produtos da marca que comprei.
Impressionante.
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 07.10.2020 às 23:05

são os algoritmos a funcionar :)
Imagem de perfil

De Maria Araújo a 08.10.2020 às 01:00

Pois.
Estes dias, ouvi qualquer coisa sobre isso dos algoritmos.

PS.;
No comentário escrevi "entra", deveria ter escrito "entre".
( está estória do teclado virtual...)
Imagem de perfil

De Luísa de Sousa a 07.10.2020 às 21:41

Não vi o programa mas concordo com tudo o que escreveste
Estamos a ficar reféns das redes sociais!


Beijinhos
Boa Noite
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 07.10.2020 às 23:01

acho que vale a pena ver :)
Sem imagem de perfil

De Clara a 08.10.2020 às 00:28

Não vi a reportagem e estou a saber da sua existência apenas agora.

Eu tento ser o mais impermeável possível a essas tentativas (muitas vezes em forma conseguida) de manipulação.
No computador estou constantemente a limpar cookies, nas definições das várias aplicações, restrinjo ao máximo permissões... e muitas vezes prefiro não seguir a continuação de uma notícia cujo título até me despertou interesse em continuar a ler, só para não compactuar com mais ACEITOs.
No telemóvel, o meu consumo de tempo nas redes socias é feito com muita parcimónia (tempus fugit) por isso não me chegam a intoxicar com gravidade! :))

Ao longo dos anos tenho verificado que muita gente largou a Blogosfera trocando-a por redes socias de consumo imediato, alimentando-se de "trends" e "likes", dando muito mais valor ao imediatismo, à fofoca e ao vedetismo.
É tudo muito efémero e volátil... e isso cria uma ansiedade enorme nos seus utilizadores, expondo-os cada vez mais ao cinzentismo do que é mainstream e até à manietação das suas ações.

Beijinhos em livre arbítrio
(^^)
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 12.10.2020 às 22:07

Por vezes tendemos a ceder ao facilitismo de clicar "Aceito" para andar para a frente e nem sabemos ao certo o que estamos aceitar.
Imagem de perfil

De Maria Araújo a 08.10.2020 às 01:03

Último, esta menina, do comentário anónimo é minha amiga.
Imagem de perfil

De Maria Araújo a 08.10.2020 às 01:04

(falta a vírgula depois de anónimo)
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 12.10.2020 às 22:06

Muito obrigado ambas. Maria, pela recomendação e Clara pela visita. Espero não ter desiludido :) Seja muito bem vinda.
Sem imagem de perfil

De Pedro Coimbra a 08.10.2020 às 04:44

Big Brother is Watching You levado à realidade extrema.
Sem imagem de perfil

De Cláudia a 08.10.2020 às 09:24

Eu neste momento já passo mais tempo no Insta que em qualquer outra rede... e não chega a 1h30 por dia, o que nem acho mau de todo.
Mas mesmo assim, queria desligar.
Mas é mesmo complicado.

Mas sim, cada vez mais vai ser pior. É a tecnologia a avançar e já li coisas sobre isso...

Beijocas
Imagem de perfil

De Beatriz Costa a 09.10.2020 às 10:32

Tenho de ver o documentário, fiquei curiosa… As redes sociais.. Tão boas para umas coisas, tão nocivas para outras… Somos dependentes de máquinas, meu deus :/

Onde passou o documentário?
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 12.10.2020 às 22:16

está na netflix :)

Comentar post


Pág. 1/2



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog

Arquivo

  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2022
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2021
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2020
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2019
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2018
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2017
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2016
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2015
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.