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Televendas

17.06.23

tv.JPG

Nos últimos domingos tenho acompanhado e comentado com a Sofia um programa de televisão da SIC. Um concurso muito bem estruturado, inteligente, dinâmico e com um casting completamente anormal. Fugiu ao estereótipo imposto pelos reality shows dos últimos anos e às apresentadoras habituais.

 

A minha avó é consumidora de televisão. Com menos mobilidade, passa mais horas no sofá em frente ao ecrã. É fã do Preço Certo e não gosta das crónicas criminais. Por isso opta pela Praça da Alegria. É fã da CMTV. Diz que lhe faz mais companhia que a Júlia Pinheiro ou o Goucha. Não é fã da calcitrim, nem dos 760, mas vibra com o concurso do Vasco Palmeirim. 

Vem isto a propósito de um comunicado recente em que atesta que um dos principais investidores publicitários televisivos em Portugal são as ... televendas. Isso diz muito do que a televisão se está a tornar.

Com o envelhecimento da população, procuram-se as pessoas mais solitárias, mais disponíveis para ir atrás dos anúncios dos aparelhos auditivos do António Sala ou da Lídia Franco, dos sofás ergonómicos e das pantufas. O público mais jovem foge para o streaming, legal ou ilegal. 

O programa referido acima não teve grandes audiências talvez por obrigar o espetador a pensar e a maioria das pessoas não está para isso. Até nas redes sociais, basta um clique num coração ou no polegar para exprimir uma reação.

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publicado às 21:13


13 comentários

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De Sofia a 17.06.2023 às 21:41

A tua avó é fã da CMTV ?
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De O ultimo fecha a porta a 17.06.2023 às 22:35

é sim. É um canal de diretos constantes e com temas que percebe melhor e que afetam mais.
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De Di a 18.06.2023 às 09:18

Tem a parte positiva e a negativa, sendo que a ultima a meu ver se sobrepoe.
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De cheia a 18.06.2023 às 18:01

Há televisão para todos os gostos e todas as idades.
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De imsilva a 18.06.2023 às 19:33

Tanta verdade!
A CMTV dá-lhes pica, facadas e tiros mexem mais com quem tem pouco ou nada que fazer. O meu pai é igual!
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De Pedro Coimbra a 19.06.2023 às 03:40

Predadores, são predadores.
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De Marisa a 19.06.2023 às 08:34

Pois eu gostei imenso dos "Traidores" teve apenas dois senãos, o horário a que dava e ser só uma vez por semana. Gostei imenso dos locais das filmagens, não fossem todos num raio de 25 km de onde moro 🤣
Já não tenho paciência para telenovelas, programas da treta, como dizes toda a gente foge ou para as Netflix ou para AXN, Fox, Syfy, etc.
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De Cláudia a 19.06.2023 às 10:58

Eu acho esses programas muito maus mesmo, esses tipo Praça da Alegria e afins.
Não sei até que ponto não era melhor uns filmes, mesmo que da época dos mais idosos. Deviam ficar felizes em recordar, digo eu.

Beijocas
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De Andy Bloig a 19.06.2023 às 11:29

Os traidores exigia que as pessoas fossem analisando cada concorrente e a forma como eram sugeridos pelas imagens. O que exige muito mais atenção e dá mais revolta quando cometem erros... que todos cometem, várias vezes ao dia, na sua vida diária.
Daí não ter funcionado. Já nem o BB (ou os 10 nomes diferentes que lhes vão dando) funciona (bem, sempre funcionou para a feira do livro de Lisboa, que o evento com mais gente foi a rapariga brasileira ter ido lá lançar um livro de que nem sabia o nome completo).
CMTV, CNN Portugal e Sic Notícias andam em busca do "furo". Mesmo assim, a CMTV é mais com os directos, que repetem informação errada dezenas de vezes, corrigindo pouco a pouco, para o espectador não perceber os erros iniciais, enquanto a CNN aposta em grupos de comentadores que vão lançando publicidade jornalística aos seus partidos políticos, mesmo que a notícia seja contra a ideologia deles e o que lá estão a declamar. A Sic, tem alguns comentadores mais antiquados que não se vendem com tanta facilidade, daí que as "principais notícias", são comentadas pelo Bernardo Ferrão e pelo Ricardo Costa, sejam de futebol, política, economia, ciências ou tecnologia. Depois o público acha estranho que o site do Ferrão, apresente artigos com "falso" que em menos de 1 hora, depois de publicados, já passaram para "Verdadeiro mas,..", pois surgiram reclamações sobre os dados falsos usados pelo jornalista para tirar a conclusão.
Para quem tem mais tempo, o saber "Acidente mortal com 9 vítimas, 15 em estado grave e 2 feridos ligeiros" acaba por ser um belo entretenimento. Ou o "Foram encontrados 3 cadáveres, neste incêndio", 30 minutos depois "Os 3 feridos ligeiros não necessitaram de assistência hospitalar". É ai que as televendas invadiram a publicidade.
Mas, a principal razão é que o marketing normal mudou, radicalmente, com a covid-19. Muitas empresas, que pagavam milhões, por colocar anúncios em várias plataformas, a influencers e através de jornalistas, recuaram de tal forma, que voltaram ao anúncio na beira da estrada ou numa janela de uma loja. Num pequeno supermercado que há ao pé de onde reside o meu pai, viu-se uma mudança radical. Apareceram cartazes de várias marcas de bebida, produtos para crianças e comida, que nunca lá andavam. Segundo as funcionárias, foram os revendedores que passaram a incluir essa publicidade no preço dos produtos. Recebem um desconto com base no exibirem os cartazes. O mesmo será o caso de um café, aqui perto, que já não precisa dos cortinados, pois as janelas promovem sidra, cerveja e uma marca de pistácios. Até o Flash (filme) já tem um cartaz na entrada de um outro café.
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De Sofia a 19.06.2023 às 21:15

Meu Deus Andy!
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De O ultimo fecha a porta a 19.06.2023 às 22:48

Só vejo o primeiro episódio do Big Brother para ver se conheço alguém
A minha avó sente-se acompanhada por esses diretos constantes e o tamanho da letra do rodapé facilita a leitura.
Sobre o Poligrafo, não concordo como eles verificam os factos. Perguntam à fonte se é verdade ou mentira. Se a fonte mentir, eles emitem o juízo com base nisso. Ultimamente fizeram o check fact ao aumento de preços. Em vez de irem fisicamente ao supermercado em causa comprovar os factos, deixaram-se levar pela preguiça e mandavam o email a perguntar. Isso não é check nenhum.
Curiosa essa "nova" forma de publicidade. Não me tenho apercebido disso, mas também deixei de ir a hipermercados. Costumo ir a supermercado familiar a caminho do ginásio que tem preços mais em conta. Já não vou mesmo há bastante tempo, agora que penso nisso. Quer dizer, vou ao Lidl que fica a 10 min a pé de casa, mas esse tem poucas marcas não próprias. Não resisto aos sumos naturais de lá
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De Beatriz Costa a 21.06.2023 às 08:15

Pois.... A televisão está a alterar-se cada vez mais.... Se tu reparares os miúdos já quase não vêem televisão... É telemóvel... vídeos de segundos... todas as plataformas de filmes e mais algumas e não têm paciência para ver um filme de início ao fim....
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De Maria Araújo a 29.06.2023 às 17:46

Praticamente, não vejo TV.
Está desligada durante o dia.
À noite, nem as notícias vejo.
Mais do mesmo em todos os canais.
Gravo a novela Pantanal.
Os Traidores, não via apenas porque no dia seguinte tinha , e tenho, de me levantar cedo, e eu adormecia.

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