Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Já tinha esta viagem marcada e planeada desde Janeiro de 2020, mas o covid fê-la adiar por mais uns meses. Setembro de 2022 foi o mês de concretizar. Tinha muita curiosidade deste país pelos relatos e fotos da costa ao longo do Mar Adriático. Percorrer a costa implica alugar carro pela flexibilidade, quantidade de cidades a visitar e ausência de comboio.
A descrição que irei fazer são de 9 dias.
Optamos por fazer Porto- Zagreb e de regresso Drubrovnic - Porto, com voos de escala em Frankfurt e Munique respetivamente.
Dia 1 - Zagreb
Apesar de ser a capital da Croácia, não fica na costa. Aparece pouco nos roteiros mas tem várias coisas para visitar.
Começamos pela catedral. Como qualquer capital, a imponente igreja merece um visita. Num ápice descendo a rua estamos na praça principal de Zagreb, onde estão as sedes dos bancos croatas e ponto central da cidade - Praça Praça Ban Jelačić. À volta muitas ruas pedonais com comércio.
Subimos à parte alta da cidade onde encontramos vários turistas portugueses. Damos com a imagem de marca da cidade: o telhado da Igreja de São Marcos com as cores da bandeira. Os edíficios circundantes pertencem ao Governo croata e por isso vedados ao público. Junto existe também a torre militar onde às 12h é libertado o tiro de pólvora.
Miradouro sobre a cidade.
Ao descer, passamos pelo túnel que serviu de refúgio durante a 2ª Guerra Mundial para os habitantes de Zagreb e que está aberto ao público (as voltas que a vida dá) mesmo na zona central da cidade.
A vida noturna e grande parte dos restaurantes fica concentrada numa única estrada pedonal. São cerca de 2 km com restaurantes e esplanadas de ambos os lados. Preços acessíveis e muito à base de hambúrgueres.
Apesar de não ser uma cidade turística tem sítios para visitar.
Dia 2 - Lagos de Plitvice
No caminho entre Zagreb e os Lagos de Plitvice, cruzamo-nos com uma pequena localidade, Rastoke, com várias cascatas muito bonitas. Há uma parte de acesso pago, mas a vista de frente é na estrada principal e gratuita.
Os Lagos de Plitvice são a imagem de marca do país pela sua dimensão e água. São 16 lagos por escalões, ligados por cascatas. A compra dos bilhetes foi feita online e custou 40 €. Vale a pena! A dimensão do parque e as vistas falam por si.
Há duas entradas e vários trilhos marcados. Optamos pelo H. Na entrada um autocarro leva-nos até ao começo do primeiro lago. Daí é seguir as setas, mas as fotos falam por si.
O caminho é muito intuitivo e para-se muitas vezes para tirar fotos.
Há uma parte em que a ligação é feita de barco (já incluída no bilhete) e continua a beleza natural.
No regresso, há um novo autocarro que nos leva novamente à partida. O estacionamento é pago, mas deixamos numa aldeia muita próxima que fica 2 km a pé e onde não se paga.
(Continua)
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.