Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
No passado fim de semana o destino foi Piodão.
Uma viagem planeada desde o Natal e na verdade foi o aproveitamento de uma prenda.
Piodão é uma aldeia que fica no concelho de Arganil no coração da Serra do Açor.
Viemos pela A1 e saímos na Mealhada onde almoçamos. Seguimos em direção a Coimbra pela EN1, apanhamos o IP3 em Souselas e depois o IP6 até Coja. Além do GPS, foi o melhor caminho sugerido por quem já conhecia.
De Coja a Piodão, o caminho é pelas montanhas da Serra do Açor, com as normais curvas e contracurvas, existindo muitas placas com indicação da aldeia.
Lá chegados, o carro, tem de ficar à entrada existindo estacionamento. A aldeia fica isolada, ou seja, lá só dá para dar a volta e voltar para trás. A aldeia de xisto vê-se bem a pé.
Logo à entrada, existe a Igreja caiada de branco, dois ou três restaurantes e lojas de produtos regionais.
O resto tem de se fazer a pé.
As ruas são bastante estreitas e vêm-se pormenores de azul nas portas e janelas. Para percorrer as ruas, é necessário ir com vontade de fazer subidas :) Para se ter uma vista paronamica pode-se fazer o carreiro em direção ao cemitério.
Junto à aldeia, existe também a praia fluvial.
A vista da aldeia ainda dá uma ideia de Sistelo com os socalcos.
Dois pormenores:
Os guardanapos de um café :)
Ao percorrer as ruas desta aldeia, ficamos a pensar como será viver neste isolamento... Uma aldeia lomnge de tudo com meia dúzia de casas. Se for preciso ir ao supermercado? Ao médico? Uma farmácia? Por muito que me custe dizer. é bonita para visitar, mas para viver ...
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.