Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
No passado fim de semana fui a Barcelona.
A viagem foi marcada com antecedência no site da Raynair e através do Booking. Como eram só dois dias, evitamos agências. Sobre o voo já contei aqui as peripécias.
Partilho o meu roteiro.
Sábado de manhã
- Sagrada Família
Fomos bem cedo e com bilhetes comprados na Internet. Não havia filas, nem confusões à primeira hora. O local é de visita obrigatória. A arquitetura exterior e os vitrais interiores da basílica são o mais relevante.
- Parque Guel
O que implicava transportes, despachamos de manhã. Fomos de metro entre a Sagrada Familia e o Parque. Existe a parte gratuita e a parte paga com o famoso lagarto. É um sítio obrigatório: pelas vistas, pelos jardins, pelos azulejos e pelo pulmão verde da cidade. Lá consegue-se ver as gruas na interminável construção da Sagrada Família. Achei que não valeu muito pena ter comprado o bilhete pois "só" serve ver e tirar a fotografia no lagarto.
Sábado à tarde
- Casa Milá Pedrera
O taxi deixou-nos neste ponto da cidade e o resto faz-se tudo a pé. Paragem obrigatória. Não entramos mas pudemos mirar a arquitetura exterior.
- Casa Batló
Uns metros mais abaixo. Foi o bilhete mais caro, mas valeu muito a pena. Trata-se de mais obra prima de Gaudi, com uma beleza e esplendor arquitetónico invulgar. Uma visita em que vale a pena comprar com audioguia. São inacreditáveis os pormenores e a inteligência do artista.
- Plaza da Catalunya
A pé seguimos para a praça central de Barcelona. Algumas manifestações pacificas enchiam a praça. Chamou-me a atenção o edificio sem janelas do El Corte Inglês que não percebo como se enquandra ali mas enfim.
- Arc do Triomf
Bem perto, chegamos ao Arco do Trinfo de Barcelona, bem imponente para as fotografias da praxe.
- Museo da Xocolata
É um museu discreto logo abaixo onde é possível ver esculturas inacreditáveis em chocolate e saber um pouco mais da chegada do mesmo à Europa e do processo de cultivo de cacau. O bilhete é em forma de tablete e claro que trouxemos umas para Portugal :)
- Parc da Cidadela
Já se fazia noite, mas ainda deu para ir ao parque. Já estavamos de rastos, mas ainda conseguimos ver o lago e mirar a escadaria central.
Sábdo à noite
- Mercado La Boqueria
Tivemos que o ver no sábado e é um mercado com inumeras bancas de fruta, legumes, peixe, carne, frutos secos e chocolates a peso. Compramos um copo de fruta e um sumo natural cada um.
Já estavamos exaustos.
Domingo de manhã
- Passeio em Barceloneta
Foi das zona que mais gostei. É a zona à beira mar. Tem uma esplanada enorme e sem confusões nem aglomerados (talvcez por ser domingo de manhã de Fevereiro). Muitos desportistas e nativos. Demos a volta ao Port Vel (que é a marina central) e chegamos à areia da praia. Sentimos a temperatura do Mediterrâneo e apanhamos um bocadinho de sol.
Aquarium
As fotografias no meio do tanque dos tubarões encheu-nos de curiosidade e fez-nos pagar o bilehte. É um oceanário com o tal tunel que passa pelo meio do aquário central. Porém, a zona dos pinguins fica longe do de Lisboa (e o bilhete é mais caro!!). É daquelas coisas que só vale o bilhete para se tirar uma vez fotografias e mais nada.
Domingo à tarde
- Catedral
Subindo, paramos na Catedral. Não entramos pois o tempo já não era muito. Por fora é uma obra bonita que vale a pena observar.
- Museu da história natural
Ao domingo à tarde não se paga. É possível ver ruínas romanas originais de Barcelona bem como objetos dos povos mediterrâncios que aprendemos na história.
- Ramblas e bairro gótico
Foi a ultima coisa que vimos e percorremos. As Ramblas não têm nada de especial... As baixas expetativas confirmaram-se. É uma rua pedonal com: imensa gente para cima e para baixo (uns a passear e outros a mirar quem passa, estrategicamente colocados e com segundas intenções), lojas de recuerdos e restaurantes de magrebinos em tudo que é montra. Portanto, não tem nada de extraordinário.
A acumular ainda havia duas manifestações: uma pela indepednência porque o rei estava lá e outra contra o governo de Marrocos.
Para dois dias, vimos muita coisa, penso que o principal.
Foi uma cidade que gostei muito de conhecer, muito agradável, mas que gostaria de voltar.
Planeamos com antecedência onde queríamos ir, compramos alguns bilhetes online que eram mais baratos e fizemos cerca 18 km diários.
Achei que valeu a pena.
A nível de custos, tivemos sorte com o alojamento que ficou barato (soubemos lá que foi campanha de abertura do hotel), o voo foi planeado com antecedência e só usmaos taxi no sabado de manha, dado o pouco tempo que tínhamos e no aeroporto (devido às horas). Optamos por entrar nalguns museus pois só assim consegueriamos disfrutar destes dois dias. O Oceanário e a Casa Batló foram os mais caros.
Amanhã partilho mais fotos.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.