Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Celorico de Basto é conhecido pela terra do nosso presidente da República e onde ele vota.
É uma cidade pequena mas simpática. Daqui também se vê o Monte da Senhora da Graça ao longe.
Curiosamente não é uma cidade com os serviços concentrados à volta de uma igreja ou da Câmara. Encontram-se espalhados ao longo do espaço
Destaco dois pontos que merecem uma paragem numa visita à cidade:
- Ecopista do Tâmega
Trata-se do aproveitamento da linha dos caminhos de ferro desativada. Sinal do desinvestimento no Interior do país, converteu-se a linha do comboio numa pista asfaltada para quem quiser caminhar, correr ou andar de bicicleta.
A antiga estação encontra-se arranjada, bem como os jardins circundantes e foi convertida em quartos de alojamento do Parque de Campismo local.
- Biblioteca Municipal Marcelo Rebelo de Sousa
Já sabia que Marcelo Rebelo de Sousa era um grande mecenas da Biblioteca Municipal de Celorico de Bastos.
Publicamente já referiu várias vezes que doava os livros que recebia para a biblioteca da sua terra natal. Daí a curiosidade (e lá fiquei a saber que é quem lhe dá o nome).
A Biblioteca é composta por dois edifícios contíguos.
Um com os serviços administrativos, livros infantis e livros com mais rotação de empréstimos. Outro, mesmo em frente, com a obras e museu de Marcelo.
Um funcionário muito simpático fez uma visita guiada ao segundo edifício, a "menina dos olhos" da sua Biblioteca e da sua terra.
Só depois de lá entrar e de percorrermos os seus corredores é que ficamos com a noção da quantidade de livros que MRS doou. São corredores com estantes e estantes de livros (milhares!). Numa das salas, tem inclusivé expostos os prémios que recebeu enquanto comentador, bem como os cadernos e testes de quando estudava. Um verdadeiro museu e espólio que MRS disponibilizou à população. Fiquei admirado.
E publicamente agradeço ao funcionário que emsmo sabendo que estava a turistar e não iria requisitar, guiou-me pelo edificio.
Existe igualmente uma piscina fluvial circundante ao Parque de Campismo.
À vinda embora, uma paragem por Felgueiras para provar o famoso pão de ló de Margaride e paragem na Santa Quitéria.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.