Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Como vos disse ontem, este Verão fui aos Açores.
Foi a primeira vez que fui e foram logo 4 ilhas. Uma tour cujo objetivo foi conhecer as ilhas. Picar os pontos turísticos, para um dia mais tarde voltar e explorar.
Hoje falo-vos de Santa Maria
Santa Maria é uma ilha pequenina, simples e ainda com pouca mão do homem.
É muito díspar a nível de paisagem, sendo muito árida na parte ocidental (onde fica o aeroporto) e muito verde na parte mais oriental.
Tem apenas uma cidade, Vila do Porto, com uma avenida principal. Concentra os serviços essenciais (câmara, entidades públicas, bancos, bomba de combustível e pouco mais). Tudo gravita à volta da mesma.
O hotel onde fiquei é o único de grandes dimensões. Nota-se claramente que a ilha é pequena, pouco virada para o turismo, mas é essa simplicidade que suscita interesse.
Estive um dia na ilha e a estrada que une a ilha está em bom estado, sendo curioso que cada freguesia tem sua cor. Isto é, as paragens, fontanários e edifícios comunitários têm cores especificas.
Um dos melhores sítios da ilha é a Praia Formosa (marítima).
As fotos abaixo falam por si. Uma praia com quase ninguém, areia limpa, clarinha e água é extraordinária (límpida e quente). Muito, muito agradável! Aproveitei para mergulhar e deu-me vontade de lá ficar horas na água. Essa praia, é também o sítio "social" da ilha onde se costumam organizar concertos e festivais de música.
Depois de lá estar, tive provar as meloas cuja plantação é na encosta da praia. Muito docinhas e saborosas.
Fiquei com vontade de lá voltar para explorar os trilhos, sobretudo na zona oriental que é mais verde e deve ter muito para descobrir.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.