Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Um bem que é de todos

25.08.19

amazz.PNG

 

Esta semana foi impossível ficar indiferente aos incêndios na Amazónia.

Ao contrário do que o presidente Bolsonaro diz, o problema não é só do Brasil. É do mundo todo! 

 

Daí que os líderes mundiais finalmente tomaram uma atitude. O Brasil precisa das grandes economias para escoar a sua produção animal (também ela muito poluente e consumidora dos recursos destruídos na floresta) e com a ameaça de sanções comerciais, lá resolveu enviar o seu exército.

 

Agora, Donald Trump tem uma oportunidade de mostrar ao mundo e aos seus eleitores (as eleições no EUA estão aí) que tem preocupação ambiental, redimir-se de algumas políticas negativas e pôr juízo em Bolsonaro. Já que o presidente dos Brasil admira tanto o americano e os filhos até são amigos, Trump pode ter um papel decisivo na gestão dos incêndios.

 

Fala-se num possível boicote à carne brasileira.

Quando compro carne, já opto por carne branca e costumo de ter cuidado de ao verificar a data de validade, verificar também a origem. Evito sempre a origem sul-americana precisamente por saber do impacto ambiental. Evito também carne suína de origem portuguesa, que são um grande foco de poluição, por exemplo, na Ribeira dos Milagres em Leiria.

 

Em tempos critiquei publicamente e mandei um email para o apoio ao cliente da marca "Cem por Cento" por usar óleo de palma não sustentável nos seus produtos ditos "saudáveis"

 

Sendo assim, esperamos que Bolsonaro cuide deste bem mundial e que os incêndios acabem.

 

P.S.: Parece que a fotografia da macaca com o seu macaquito ao colo afinal não é da Amazónia mas da Índia. Eis o perigo das redes sociais, das fake news e de se confundir intencionalmente as pessoas, dando força aos perigos que aí andem.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 15:06


28 comentários

Imagem de perfil

De Sofia a 25.08.2019 às 16:01

Dois atrasados mentais no poder, com aspirações a ditadores, não vão meter juízo a ninguém! São um perigo.mundial. Espero que os Americanos, não cometam a mesma parvoíce duas vezes... A Amazônia é o maior pulmão da terra, este incêndio vai ter terríveis consequências.
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 25.08.2019 às 18:10

Acho o Bolsonaro pior que o Trump. E muito mais perigoso. Os brasileiros tiveram muita culpa na sua eleição e nas opções de voto. Deveria ter surgido uma forma politica que colocasse como prioridade a causa ambiental e seria uma alternativa ao PT.
Imagem de perfil

De Sarin a 25.08.2019 às 18:36

Recordo-me de uma conversa que tivemos há meses... o pior de Bolsonaro consegue ser pior do que o pior que o supus, porque mais rápido do que esperava; mas só começou a ser mau para quem nele votou quando começaram a inalar as cinzas.

O ponto de não retorno estava próximo há um mês, face aos dados do desmatamento deste ano. A Amazónia está em labaredas há 20 dias, mas arde desde Fevereiro. Por isso a suspensão do Fundo.


E não, Trump vai aproveitar para negociar a exploração da Amazónia. Já está alinhavado desde a campanha.
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 25.08.2019 às 18:54

os americanos nas próximas eleições vão ter uma palavra fundamental quanto ao futuro do mundo.

Sim, nessa altura ainda pouco se sabia.
Imagem de perfil

De Sofia a 25.08.2019 às 18:40

É pior em termos de personalidade, mas o Trump tem o poder de desencadear a Terceira Guerra Mundial. Em termos políticos é uma altura muito perigoso. Temos 4 líderes ditadores, á frente das principais potências mundiais.
Imagem de perfil

De Sofia a 25.08.2019 às 18:41

O capitalismo irá sempre falar mais alto!
Imagem de perfil

De MJP a 25.08.2019 às 16:11

Olá! :)
O que se passa na Amazónia é, de facto, muito triste e preocupante (mas, não é "novo")... muito se fala, muitas fotos e vídeos se partilham... mas... desconfio que, muitas dessas pessoas, pouco façam para alterar o seu estilo de vida...
Eu, não consumo carne vermelha e, a pouca carne (de aves), que consumo, compro num pequeno produtor local (assim como a fruta e os legumes)! :)
Bom domingo! :)
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 25.08.2019 às 18:09

Estou como tu. Costumo comprar geralmente peru ou frango no Jumbo ou Lidl e são portugueses. Quando como fora é quando como carne vermelho.
Acho que postar, falar e alertar já são contributos. No nosso dia a dia, temos de tomar atitudes mais conscientes. Em 2019, andei mais a pé que em 2018 e continuei a reciclar.
Imagem de perfil

De Maria a 25.08.2019 às 20:19

Segundo li, metade das fotos dia dos animais em fuga são de outros fogos. Há um grande empolgamento com a Amazônia. É um crime eu sei. E os outros? É o incêndio na Sibéria que dura meses? E o degelo no ártico e antártico? E os incêndios na Indonésia? Estes não contam? Não defendo de modo algum Bolsonaro, é um homem perigoso. Do resto não se fala? Ou a Sibéria por não ter um governo de direita pode arder? Há um grande aproveitamento político.
Não estou de modo algum a menosprezar a Amazônia nem a desculpar ninguém. Mas faz-me uma certa confusão nem a comunicação social falar dos outros gravíssimos o problemas ambientais .
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 25.08.2019 às 20:35

percebo o que dizes e faz todo o sentido. não é coerente. mas tem de se começar por algum lado.
Imagem de perfil

De Maria a 25.08.2019 às 21:20

Sei. Que é um problema muito grave. O que lamento é que os outros são gravíssimos e pouco se fala.Acredita já li na net um pedido de um minuto de silêncio pelos animais da Amazónia. Ultrapassa os limites do bom senso. Nesta lógica os ursos do ártico, a fauna da Sibéria, os pinguins são filhos de um Deus menor?
Não é com essas fantasias de silêncio que fazemos alguma coisa.
Muitos dos refugiados não fogem da guerra ou das perseguições políticas. Fogem da fome.
Volto a dizer. Não defendo Bolsonaro. O homem é um perigo. Mas ele não usurpou o lugar nem o conseguiu com um golpe de estado. Foi eleito democraticamente pelos brasileiros. Mas pelo que leio parece que a culpa é toda dele. No tempo de Lula e de Dilma a Amazônia Jacarta um grave problema.
A solução não passa por reclamar é por agir.
E não é com sanções como diz Marcon. As sanções á França interessam. Todos os países falam mas pensam nos interesses deles.
Imagem de perfil

De Maria a 25.08.2019 às 21:22

Onde aparece Jacarta lê - ja era -
Escrever no Tlm tem inconvenientes:)
Sem imagem de perfil

De Cláudia a 25.08.2019 às 21:31

Eu já não sei mais o que fazer para ajudar o ambiente. Parece que mesmo assim é sempre pouco.

Se houver alguma campanha para se comprar árvores, lá vou eu!

Beijocas e obrigada por me avisares do comentário
Imagem de perfil

De cheia a 25.08.2019 às 21:35

Melhor do que comer carne daqui ou dali, devemos reduzir o consuma de carne , substituindo-a por leguminosas: grão, feijão, lentilhas, chícharos ……...


Imagem de perfil

De João Silva a 25.08.2019 às 21:45

Um assunto muito importante para ser tratado com leviandade. É preciso que haja racionalidade, extremos, sejam eles de quadrante forem, não vão ajudar a resolver este problema.
Imagem de perfil

De omeumaiorsonho a 25.08.2019 às 21:49

Foi mesmo impossível ficar indiferente ao noticiário!
Mas não me convence que aqueles dois façam alguma coisa
Sem imagem de perfil

De Andreia Morais a 25.08.2019 às 22:12

É devastador - e desumano - tudo o que está a acontecer. Porque, como tão bem referiste, é um problema de todos. E as nossas atitudes têm sido de um perfeito desrespeito pelo ambiente
Sem imagem de perfil

De Pedro Coimbra a 26.08.2019 às 03:03

Burro velho não aprende línguas.
E esses dois cretinos já não mudam.
Têm que ser removidos o mais depressa possível, só isso.
Aquele abraço, boa semana
Imagem de perfil

De Andy Bloig a 26.08.2019 às 11:51

A parte engraçada é que os meios de comunicação social ocultaram a razão de estes incêndios se terem tornado notícia... A Bolívia e o Peru pediram ajuda, à ONU, para combater os fogos na Amazónia que fica nos territórios dos dois países. Só que tem as relações diplomáticas em desavenças com o Brasil, certos grupos aproveitaram para atacar o presidente brasileiro, que caiu que nem mosca em vinho. Como a grande maioria do mundo acha que 100% da Amazónia é brasileira nem se lembram que mais de 1/3 está noutros países.
A maioria das fotos da redes sociais são falsificações. Anda aí uma de um coelho que foi tirada em Bali, aquando dos atentados terroristas, em 2002. As redes sociais não passam de lixeiras a céu aberto para propagar essas coisas... uma pessoa com 10000 contas consegue colocar uma imagem e validar o que é, tal como aconteceu com o "temível acidente que provocou 10 mortos, quando dois militares se despistaram com camiões cisternas e que o governo proibiu de ser notícia". Foram mais de 9 milhões de partilhas, até ao ponto de várias rádios (como a Comercial) terem dado a informação, nas rubricas de trânsito (felizmente não falaram de mortos). Afinal o acidente tinha 2 anos e foram os motoristas que ficaram feridos...
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 31.08.2019 às 22:35

As fake news são muito perigosas e há páginas que as fabricam.
Imagem de perfil

De Lobos disfarçados de cordeiros a 05.09.2019 às 19:24

Você diz que é um bem de todos, que é impossível ficar indiferente, etc, mas não explica porquê? Deve ter ouvido isso em algum lado!

Mas afinal o que aconteceu assim tão grave?

Uma parte da floresta ardeu?
E o que acontece com as pessoas?

Se é de todos, eu vendo a minha parte, quer comprar?

Como disse Andy, a maioria das pessoas tem pouca cultura, e nisto a Maria tem razão, "Ultrapassa os limites do bom senso".

E o que tem a dizer sobre isto?
- http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noticias/os-deputados-sao-desumanos-272520
- Condição nas prisões portuguesas 'é desumana e terceiro-mundista' (http://ionline.sapo.pt/637657)
- https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/nove-em-cada-10-idosos-em-tratamento-medico-sofrem-de-solidao-diz-estudo
- https://ionline.sapo.pt/artigo/654700/a-hipocrita-solidariedade-humana

Há as "fake news" e há as "Maria vai com as outras". Este é um dos problemas!

Já que se preocupa tanto, eu estou a mostrar no meu blog o que é mesmo impossível ficar indiferente, muito importante, investigação minha.

Como disse Andy, eu estou a falar no que os meios de comunicação social ocultam, e poucos percebem que são manipulados!

Aguardo o seu comentário?
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 08.09.2019 às 18:55

Boa tarde,

Noto alguma agressividade no seu discurso e honestamente não percebo o porquê.

É um bem que é de todos porque é a maior floresta mundial (não é uma qualquer) e o equilíbrio do planeta é sustentado pela floresta amazónica. Faz confusão a desvalorização do líder brasileiro. Faz confusão políticas demasiado liberais que não protegem a floresta. Faz confusão o desespero das comunidades que lá habitam.

Estes post fala sobre a floresta e os links que enviou não estão relacionados com isso (pronto, o 4º está relacionado).

Como disse no post, para discutir o assunto temos de ser sérios e não nos deixarmos levar com tudo o que aparece. Referi o caso da macaquito que se veio a descobrir que não é da Amazónia. E isso é um alerta sobre a promiscuidade que há nas redes sociais.

Por fim, sobre a questão dos idosos, já referi no blog essa questão.
https://oultimofechaaporta.blogs.sapo.pt/ser-descartavel-139213
Imagem de perfil

De Lobos disfarçados de cordeiros a 09.09.2019 às 19:35

Boa tarde,

Parece não ser verdade que o equilíbrio do planeta é sustentado pela floresta amazónica. Veja aqui:
-https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/e-bobagem-dizer-que-a-amazonia-e-patrimonio-da-humanidade-diz-ministro-brasileiro
Está cientificamente provado que não é.
- https://www.nationalgeographicbrasil.com/meio-ambiente/2019/08/amazonia-oxigenio-mundo-pulmao-floresta-amazonica-queimadas
Amazônia não produz 20% do oxigênio do mundo

E mesmo que produzisse 20%, quais as consequências de parte desses 20% desaparecerem?
O mais certo é serem quase zero, pois produzir 20% do oxigênio que é produzido não é o mesmo que 20% do existente.

E ser a maior floresta mundial, não é o mesmo que ser um bem. Eu nunca fui lá nem tenho possibilidades de ir, e mesmo que tivesse não sei se iria.

O problema é que há um exagero de preocupação em relação ao que aconteceu, como se o mundo fosse acabar. No entanto há outras coisas que acontecem, essas sim preocupantes e não veja a preocupação. Querem construir uma casa pelo telhado!

Tem um artigo sobre pessoas mas vários sobre o ambiente.

Eu não disse que os links que enviei estavam relacionados, eu perguntei a sua opinião em relação a eles.

E encontrei neste blog algumas frases boas como esta:
https://ospontosdevista.blogs.sapo.pt
"Quem se preocupa com o fim do mundo é o rico. Pobre preocupa-se com o fim do mês".

Só se preocupa com certas coisas quem não tem outras mais importantes com que se preocupar.

Eu encontrei porque fui ver, porque espero aprender até morrer. Eu falei-lhe no meu blog, mas não se preocupou em ir vê-lo. Sem o ir ver, concluiu que não tinha interesse! Mas caso o vá ver deve começar pelo 1º post ou poderá ficar com uma ideia errada dele.
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 09.09.2019 às 23:30

São pontos de vista. Não acho que seja uma questão menor. Não concordo consigo, mas respeito a sua opinião.

Mas como sabe que "Eu falei-lhe no meu blog, mas não se preocupou em ir vê-lo. Sem o ir ver, concluiu que não tinha interesse!" ?

Porque diz que !concluí que não tinha interesse!? Por não o ter comentado não significa que não tenha lido. :)
Imagem de perfil

De Lobos disfarçados de cordeiros a 10.09.2019 às 18:35

Não concorda comigo em que parte?

Até prova em contrário de acordo com o link que forneci e que entendo ser credível, a Amazónia não produz 20% do oxigénio do mundo, e o saldo entre o que produz e o que consome é quase zero.

E mesmo que produzisse, o que aconteceria se deixasse de produzir? Isso não diz!

Portanto afinal qual é o bem?

E a sua observação que três dos links não estavam relacionados com a floresta faz-me lembrar um post que vi num outro blog. Ele criticava o comportamento de certas pessoas e deu um exemplo. "Se escrever um post a dizer que tenho uma doença e o post tiver alguns erros ortográficos, o que vai chamar a atenção de alguns são os erros ortográficos".

Embora tenha indicado um post seu sobre idosos, o que chamou a atenção a si foi os links não estarem relacionados com a floresta. Estavam relacionados com pessoas!

Como deve compreender, se eu lhe indiquei o meu blog era para ter um feedback e isso faz parte da atenção com as pessoas. As pessoas estão acima da floresta.

Quando andava a estudar, dizíamos e bem que quem não tinha dúvidas é porque não tinha estudado.

Em relação ao meu blog disse ZERO. E quem diz ZERO ou não o leu, ou leu mas não percebeu. Quem não percebe deve fazer perguntas.

O problema não é não saber, é não querer saber!

Já agora, no fim tem um comentário de HD que diz:
"E os incendiários das redes sociais..."

Comentar post


Pág. 1/2



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D

Blogs Portugal