Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Este fim de semana fui até ao Zoo de Santo Inácio, em Avintes, Vila Nova de Gaia.
Chegar lá, é relativamente fácil, pois encontra-se perto da EN 222 e está muito bem sinalizado.
A entrada tem dois grandes parques de estacionamento, com muito arvoredo à volta.
Quem qusier optar por comer lá dentro, tem vários bares e restaurantes de apoio.
O parque encontra-se muito bem cuidado, bem sinalizado, com bastantes espécies e sobretudo muito espaço para eles terem boa qualidade de vida. Fiquei muito bem impressionado.
É um excelente programa.
O parque tem duas grandes partes: uma dedicada a animais mais selvagens com áreas mais espaçosas e outra com animais que convivem em espaços mais pequenos.
O grande atrativo do Zoo de Santo Inácio é o túnel dos leões.
No espaço do leões, o público pode passar pelo meio e vê-los leões bem de perto. Claro que estamos protegidos por vidros. Foi uma ideia muito bem conseguida e diferenciadora porque os leões vão para cima do túnel onde podem controlar do alto, tudo à volta, nomeadamente as suas leoas. Parecem já acostumados à presença de humanos por perto.
Havia um em particular que estava sem grandes complexos em saltar para cima da leoa
Mais à frente, depois das hienas e linces, chegamos à savana africana. À beira Douro, um espaço fresco mas bastante amplo, apenas com alguns eucaliptos.
Lá vemos as girafas por exemplo. Têm muito espaço para caminhar e dá para ver na foto que elas têm um torre onde lhes é colocada a comida.
Seguindo vemos as zebras e a enorme área onde os rinocerontes podem estar à vontade. Nestes blocos a segurança está plenamente assegurada com grandes valas.
Seguindo, vemos as chitas. Sendo um dos animais mais rápidos, o seu espaço é bem comprido, dando margem aos animais para correrem à vontade.
A grande diferença deste Zoo para o de Lisboa é que o espaço dos animais é muito mais amplo e a simulação do habitat natural dos animais é muito mais conseguida devido às dimensões do terreno e a própria localização mais rural.
Encontram-se também kangurus.
Os animais pareceram bem alimentados e muito bem cuidados.
Para quem quiser passar uma tarde diferente, na Natureza e perto do Porto, tem aqui uma boa opção.
Uma sugestão: à semelhança de outros sítios, existem parcerias com alguns cartões que dão descontos no bilhete. Pena não estarem não site. Sugiro a quem for, a perguntar.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.